El Ojo 2017

Africa é a Agência do Ano; Sergio Gordilho, o Criativo

10.11.17

Na 20ª edição do festival El Ojo de Iberoamérica, que se encerrou na noite desta sexta-feira, 10, a grande vencedora foi a Africa, escolhida Agência do Ano. É a décima agência brasileira a conquistar esse título. A AlmapBBDO fez dobradinha em 2016 e 2015 e levou o prêmio em outras cinco vezes (leia mais aqui).

A escolha de Agência do Ano faz parte da premiação Desempenho de Iberoamérica, quando se conhecem mais seis títulos especiais. O Criativo do Ano de 2017 é Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Africa. Veja mais abaixo os demais ganhadores.

Mais um GP para o Brasil

Ao todo, o Brasil amealhou 151 prêmios, sendo 7 GPs. Ficou um atrás do desempenho de 2014. O último Grande Prêmio conquistado pelo país no El Ojo foi para Melhor Ideia Latina Para o Mundo, que foi para o case “The refugee nation”, criado pela Ogilvy Nova York com as produtoras Asteroide (filme) e Canja (som), para a Anistia Internacional. O GP foi para o Brasil exatamente porque teve criação compartilhada com empresas latinas. Ou melhor, com as duas produtoras brasileiras.

Em metais, o resultado do país ficou assim ao término do festival: 36 Ouros, 55 Pratas e 53 Bronzes.

Confira no final deste texto todos os GPs anunciados nesta sexta-feira.

Sergio Gordilho: “A Africa quer atrair gente”

O Clubeonline conversou com Sergio para falar das conquistas deste ano. “Por mais títulos que possa ter conquistado na carreira, este é um dos poucos que personifica o trabalho. Isso é até injusto. Porque o trabalho envolve muita gente. Esse prêmio representa muita gente”, afirmou. Ele observou que a agência talvez tenha sido a que mais levou troféus com projetos variados. Sem ter feito as contas ainda, Sergio estima que foram entre sete e oito ideias diferentes.

Sobre a Africa, ele disse que a agência tem procurado ser um elemento transformador nesta indústria em transformação. “Temos de fazer o melhor uso de data para criar, temos de compreender fatos da sociedade. Isso gera uma série de assuntos”, analisou. Sergio acrescentou que a Africa é uma geradora de líderes criativos, citando Joanna Monteiro, Eco Moliterno e Ricardo John. “Não basta ser criativo. É preciso ter olhar para o negócio do cliente, para o lucro”.

Na visão de Sergio, criativos são “feitos para voar”. Eles se movem por desafios. Então, sentem a necessidade de mudar de agência. A questão para ele não é reter talentos, e sim formá-los e atraí-los.A Almap sempre atraiu muita gente. A DM9 também, mais no passado. E a DPZ é mais uma agência que tinha isso. A Africa quer atrair gente. Temos de trabalhar o dobro para conquistar talentos porque sabemos que vamos perder. Não temos de colocar grades na gaiola. Temos de oferecer um monte de alpiste”.

O Criativo do Ano de 2017 revelou que, assim que soube que o título é seu, tratou de ligar para outro brasileiro campeão na categoria: Luiz Sanches, diretor-geral de criação da AlmapBBDO, de quem é amigo. Disse, em tom de brincadeira, que era bom haver outro nome para receber o prêmio. Luiz Sanches foi escolhido como melhor criativo em 2016, 2015 (junto com Marcello Serpa) e 2012. Serpa, por sua vez, é o super campeão nessa área. Foi nove vezes Criativo do Ano. Em seguida está Sanches.

DESEMPENHO DE IBEROAMÉRICA

Agência do Ano – Africa

Criativo do Ano – Sergio Gordilho (Africa)

Rede do Ano – DDB

Anunciante do Ano – Netflix

Produtora do Ano – Primo/PBA Cinema

Diretor de Cena do Ano – Nico Perez Veiga

Agência Independente do Ano – We Believers (EUA)

GPs anunciados na última noite do festival

FILME - “Culo y Calzón” - Mercado McCann (Argentina) - La Doble A – Tyc Sports Argentina

GRÁFICA - “Burning Stores” (campanha) - David Miami - Burger King USA

VIA PÚBLICA – Não houve ganhador.

RÁDIO – “Dia de la Madre” (campanha) – McCann Espanha - Campofrio Espanha/Jamón Navidul

CAMPANHAS INTEGRADAS - Não houve ganhador.

CONTEÚDO – “Cuánto más allá del dinero” - MRM/McCann Madrid-Espanha - Banco Santander Espanha/Cuenta Smart 1|2|3

EFICÁCIA - Não houve ganhador.

TERCER OJO – “Google home of the Whopper” - David Miami – Caviar - Burger King

MELHOR IDEIA LATINA PARA O MUNDO - “The refugee nation” - Ogilvy Nova York/ Asteroide/ Canja - Anistia Internacional

El Ojo 2017