Espaço do Presidente

Os leões e as madrinhas (por Fernando Campos)

18.08.17

A piada é velha, mas sempre funciona: o avô e o netinho estavam visitando o zoológico quando a Mãe Natureza, desprovida de conceitos morais, resolve criar uma situação constrangedora: o leão sente o impulso de dar uma rapidinha com a leoa e parte pra cima, ignorando solenemente o público dominical munido de iPhones, que imediatamente são disparados em busca de sucesso imediato nos grupos de WhatsApp. Percebendo a comoção da plateia, o netinho pergunta ao avô:

– Vô, o que está acontecendo? Por que as pessoas estão tirando fotos? O que o leão está fazendo com a leoa?

O avô, que já tinha antevisto a jogada, responde prontamente:

– Na verdade é a leoa que está fazendo. Ela está ajudando o leão. Ele pisou num espinho, coitado, e machucou a pata. Ela está carregando o leão nas costas, para ajudá-lo a andar.

O neto, de bate-pronto:

– Ah, é aquilo que meu pai sempre diz.

O avô, curioso:

– O que seu pai sempre diz?

O neto:

– Quem ajuda muito os outros acaba levando na bunda.

Pois é, essa singela parábola do mundo animal nos leva ao verdadeiro assunto: como sua agência ou produtora pode ajudar o Clube de Criação sem ter que sentir o bafo quente do leão na nuca?

Há seis anos, quando estabelecemos o atual modelo de Festival do Clube de Criação, fizemos um pedido de ajuda, na forma de uma cota de apoio carinhosamente chamada de Cota Madrinha, focada apenas em agências e produtoras. O nome era – e é – propício porque nessa cota valem mais o interesse e o desejo de apoiar o Clube do que propriamente o ímpeto de medir o retorno sobre o investimento feito no patrocínio. Para esse fim, existem cotas maiores e com contrapartidas mais concretas e mensuráveis. Era muito menos uma questão de “valer a pena” e mais uma questão de estar fazendo parte do enorme esforço colocado por todos os que fazem este evento tão bacana e importante para nós.

O evento se consolidou e hoje não imaginamos o ano sem ele. Sem nenhuma frescura, acho difícil encontrar um evento com esta qualidade de conteúdo na área de criatividade sem ter que passar pelo Terminal 3 de Guarulhos.

E as madrinhas seguiram, firmes e fortes, ajudando a viabilizar um festival cada vez mais relevante. Algumas entraram, outras saíram, algumas seguem madrinhas desde a primeira edição. Nossa impressão é a de que, mesmo entendendo que se trata mais de um apoio do que um patrocínio propriamente dito, deveríamos fazer tudo para oferecer a melhor contrapartida possível, para que no mínimo fique claro para todo o mercado a postura da sua empresa em relação a este evento, quanto sua empresa acredita na importância dele e do próprio Clube como entidade. Fizemos, portanto, um exercício para aumentar a lista de contrapartidas em relação às agências e produtoras madrinhas, que começa até mesmo antes do evento.

Sendo assim, este ano, quando você receber aquele clássico telefonema da Mara, espere algo mais do seu afilhado. Como madrinha, você mais do que merece.

Fernando Campos, presidente do Clube de Criação
Serviço / Festival do Clube de Criação