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Facebook Live

Chewbacca Mom fez o melhor PR da história

25.05.16

Houve uma época Susan Boyle. No distante ano de 2009, esta escocesa de jeito simples arrebatou o mundo ao cantar no programa Britain’s Got Talent “I dreamed a dream”, do musical Os Miseráveis. Na ocasião, falava-se que ela tinha sido vista por dez milhões de pessoas ao redor do planeta. De desempregada virou cantora, com álbuns quebrando recordes de vendagens. Quem não conhece seu nome? Esse feito deve muito de seu sucesso ao YouTube, plataforma que a tornou um fenômeno global. O vídeo oficial com a primeira aparição de Susan (uma edição compacta feita pelo programa em 2012) soma quase 9,9 milhões de views. Mas ela teve uma audiência ainda maior porque o vídeo foi compartilhado por inúmeros usuários e outras versões se multiplicaram pela internet.

Agora é a vez de outra mulher conquistar o mundo. É a texana Candace Payne que, com um vídeo ao vivo usando uma máscara de Chewbacca (aqui), quebrou o recorde de views pelo Facebook Live, com sua risada contagiante. A agora famosa aparição de Candace, rapidamente apelidada de Chewbacca Mom, supera os 144 milhões de views (até o fechamento deste texto) desde o dia em que foi ao ar (19 de maio). Com carisma e uma mensagem simples e direta (It’s the simple joys in life), ela conta que compra a máscara para ela, e não para os filhos. E a usa enquanto está no estacionamento da loja e dispara gargalhadas de pura alegria. É praticamente impossível resistir e não se contagiar com as risadas. O vídeo tem mais de 3,2 milhões de compartilhamento. Qual marca não gostaria dessa performance?

Detalhe importante: antes, o vídeo mais assistido da plataforma ao vivo do Facebook tinha sido um “experimento” do BuzzFeed, com uma melancia explodindo pela pressão de uma porção de fitas elásticas sendo colocadas em torno dela (aqui). Quantos views tem? Pouco mais de 10,7 milhões. Ou seja, Chewbacca Mom não encontra rival à altura.

Com tamanha popularidade, claro que a Chewbacca Mom está em todas. Ganhou outras máscaras e mais mimos da loja Kohl, onde comprou o seu presente de aniversário (Candace conta isso no vídeo). A rede só tem mesmo a agradecer pela publicidade gratuita – segundo a AdWeek, eles enviaram gift cards no valor de US$ 2,5 mil e mais uma porção de brinquedos e gadgets de Star Wars para a família. Fizeram ainda um vídeo para o perfil da loja no Facebook, com a ajuda da agência de mídia social Huge. Candace foi entrevistada no programa Good Morning America e esteve no show de James Corden como motorista, tal qual ele faz com celebridades. Corden, simulando pressa, tenta fazer com que Candace saia logo com o carro, mas na sequência entra de carona o diretor J.J. Abrahms. Mais uma vez, a internet veio abaixo. J.J. Abrahms, Corden e Candace utilizaram as máscaras e o vídeo tornou-se mais um hit ligado à simpática figura da Chewbacca Mom.

Como se isso fosse pouco, Mark Zuckerberg convidou a texana a visitar o quartel-general do Facebook e conhecer a equipe que responde pelo Facebook Live, lançado originalmente para ser usado por celebridades, mas que rapidamente – por seu sucesso – tornou-se ferramenta para o usuário comum. Embora esteja plenamente liberado para iOS, a plataforma Android, do Google, ainda não está com sua base 100% ativa – ao menos no Brasil.

Candace, além de se encontrar com o CEO do Facebook, saiu pedalando pela companhia junto com... Chewbacca. Semanas antes, Zuckerberg tinha aparecido em uma foto com o personagem na sede da empresa (era o #StarWarsDay).

O que aconteceu depois? Candace fez outra aparição ao vivo com o time do Facebook Live. Agradeceu a audiência do seu primeiro vídeo e atribuiu parte de seu sucesso exatamente àquela equipe. Com seu breve discurso, poderia ser contratada imediatamente como PR. Candace ganhou uma placa da empresa onde se lê “Facebook Star”. E pediu aplausos, em versão emoji, para o “incrível trabalho” que eles estão fazendo. Candace encerra dizendo que o que aconteceu com ela foi uma sucessão de fatos positivos e ao acaso (em inglês, serendipity. Ou 'serendipidade').

Confira aqui as palavras de Candace sobre o Facebook Live.

O fato é que Zuckerberg há tempos vem apostando na força do vídeo. Ele declarou neste ano que na próxima década o vídeo representará a grande mudança na forma como nos comunicamos, mais ou menos como o que ocorre com o mobile. Segundo reportagem do jornal inglês The Guardian, o Live tem garantido uma audiência dez vezes maior do que os vídeos comuns no Facebook. De acordo com dados da empresa, hoje são mais de 100 milhões de horas de vídeos assistidos por dia na rede. E os usuários já comentam dez vezes mais em vídeos ao vivo do que nos tradicionais.

Para empresas de mídia, o recurso já tem sido usado com bons resultados – vide o Buzzfeed, com quem a rede social tem um acordo que ajuda a estimular o consumo do ao vivo.

Para as marcas, abrem-se oportunidades de novas conexões com o consumidor – no Brasil, por exemplo, a Claro já utilizou a ferramenta, com o youtuber Christian Figueiredo (aqui), protagonista de uma campanha, e O Boticário, com dicas de maquiagem com Camila Coutinho, Nah Cardoso e Sadi Consati (aqui).

O segredo está em entender o que motiva os usuários a ver e compartilhar o conteúdo. Se depender de Candace, a resposta não é tão complicada assim: são as alegrias simples da vida. Seguidas de uma bela e espontânea gargalhada.

Lena Castellón

 

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