arrow_backVoltar

Favelagrafia

NBS Rio+Rio em projeto que envolve comunidades cariocas

09.08.16

NBS Rio+Rio apresenta o projeto Favelagrafia. As comunidades cariocas Morro do Borel, Santa Marta, Morro da Mineira, Complexo do Alemão, Providência, Cantagalo, Babilônia, Rocinha e Morro dos Prazeres foram clicadas pelos seus moradores. Ao final do projeto, as fotografias serão transformadas em artes gráficas que representarão as comunidades.

"São dois pontos importantes que queremos tocar com o projeto Favelagrafia: o dia a dia das comunidades, através do olhar de quem lá vive, e a valorização dos talentos locais. Selecionamos nove jovens fotógrafos incríveis e muito talentosos para este projeto. Queremos dar visibilidade a estes talentos, às belezas e às peculiaridades das favelas cariocas", declara Aline Pimenta, diretora da NBS Rio+Rio.

O projeto buscou moradores que tivessem um "olhar único" sobre sua própria comunidade e que gostassem de fotografia. Os selecionados participaram de um workshop e receberam instruções de como utilizar todas as funcionalidades do iPhone SE.

O trabalho de cada participante foi entregue no último dia 03, quando um designer da NBS começou a desenvolver uma colagem gráfica das fotos produzidas, formando o nome de cada comunidade.

Além disso, serão montados nove kits de peças impressas — postais, cartazes e calendários —, que os jovens fotógrafos poderão comercializar ou utilizar como portfólio. O Instagram @favelagrafia compartilha momentos do projeto.

No final de outubro, uma exposição das obras fotográficas produzidas pelos nove fotógrafos participantes encerrará a iniciativa.

No evento de inauguração da exposição, com data e local a serem confirmados, serão apresentados um livro e um site, documentando o trabalho e revelando o perfil dos fotógrafos e seus dados para contato.

O projeto Favelagrafia é incentivado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, via Secretaria Municipal de Cultura, com patrocínio do Consórcio Linha 4 Sul e da NBS Rio+Rio.

Favelagrafia

/