Festival do Clube 2017

O mestre Walter Firmo estará conosco. É doido de perder?

14.09.17

A figura humana é o centro das imagens captadas pelo carioca Walter Firmo, fotógrafo autodidata nascido em 1937 e que começou sua carreira há 60 anos, no jornal carioca Última Hora.

Considerado um dos mais importantes profissionais da fotografia colorida no Brasil, o premiadíssimo Firmo, que sempre buscou valorizar a cultura negra na essência de seu trabalho, estará conosco na edição de 2017 do Festival do Clube de Criação, no domingo (17), na sala Globosat, a partir das 16h15, no painel “O processo criativo do mestre Walter Firmo”, quando será entrevistado pela jornalista Simonetta Persichetti (crítica de fotografia) e pelo diretor de redação Hélio Campos Mello (Revista Brasileiros).

Como fotojornalista, Firmo também atuou no Jornal do Brasil, três anos depois de ter começado no Última Hora. Em 1963, conquistou o Prêmio Esso de Reportagem, com a matéria “Cem Dias na Amazônia de Ninguém” e, em 1965, passou a fazer parte da primeira equipe da revista Realidade, lançada pela editora Abril, e que, além do design gráfico pouco convencional e da publicação de matérias em primeira pessoa, trazia imagens que 'deixavam perceber' a existência do fotógrafo.

Firmo trabalhou para diversas publicações da Bloch Editores a partir de 1967, quando morou por um período de seis meses em Nova York e realizou reportagens nos EUA, México, Canadá e Caribe.

De volta ao Brasil, iniciou um trabalho de pesquisa fotográfica relacionada a festas populares e ao folclore nacional, ampliando seu espectro de atuação, anteriormente focado no fotojornalismo, para além das redações. Nesse período também começou a realizar trabalhos para a indústria publicitária e fonográfica – fotografando para as capas de discos de artistas como Chico Buarque, Djavan, Fafá de Belém, Pixinguinha e Tim Maia.

Em 1973, criou a agência fotográfica Câmara Três, com Sebastião Barbosa e Claus Meyer. Um ano depois, deixou o empreendimento para clicar para a revista Veja, no Rio de Janeiro, e depois para a IstoÉ.

Entre os anos de 1973 e 1982, Firmo foi premiado nada menos do que sete vezes no Concurso Internacional de Fotografia da Nikon. Em 1985, conquistou o Golfinho de Ouro, prêmio oferecido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro. Já em 2004, recebeu o título de Comendador da República, do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Gilberto Gil, que era Ministro da Cultura.

De 1986 a 1991 foi diretor do Instituto Nacional de Fotografia da Fundação Nacional de Arte - Funarte. No fim da década de 1990, assumiu o cargo de editor de fotografia da revista Caros Amigos.

Entre seus livros estão “Antologia Fotográfica”, de 1989, “Nas Trilhas do Rosa”, de 1996; “Cores e Sentimentos”, de 2002; “Paris: Paradas Sobre Imagens”, de 2005; e “Brasil: Imagens da Terra e do Povo”, de 2009.

Vai perder?

Os ingressos já estão à venda, compre aqui.

Serviço:

Festival do Clube de Criação 2017