Esqueceu sua senha?

Insira o e-mail cadastrado que enviaremos as instruções

Quer receber as notícias do
Clubeonline em primeira mão?

Seu nome deve conter ao menos 2 caracteres. Quero receber informações de terceiros ENVIAR Quero ver a última edição

Enviar por email

Seu nome deve conter ao menos 2 caracteres. O nome do destinatário deve conter ao menos 2 caracteres. Digite um email válido. ENVIAR

Site oficial do
Clube de Criação

SITE OFICIAL DO
CLUBE DE CRIAÇÃO

Acesso exclusivo para
sócios corporativos:
Esqueci minha senha
Ainda não é cadastrado?
Seja Sócio do Clube de Criação

O CLUBE

LOJA

NEWSLETTER

Últimas

por Laís Prado

Design

Globotipo

Plau cria família de fontes para Globo

13
março
2018



O estúdio de tipografia Plau assina a nova família de fontes exclusivas da Rede Globo, chamada Globotipo. 


Segundo informa o estúdio, a emissora identificou a necessidade de reinterpretar e expandir sua voz tipográfica, criando tipografias mais flexíveis, proprietárias e capazes de representar estes conceitos nos diferentes canais de comunicação da empresa.

Ainda segundo a Plau, a Rede Globo especificou que a família de fontes deveria ser:



  1. Global: carregar a voz da emissora, mantendo a essência da Globoface. A fonte deveria ser a continuação da personalidade da emissora, reforçando a ideia de geometria e fluidez, proporções familiares mas não obrigatoriamente idênticas às da Globoface.

  2. Multiplataforma: para uso em todas as mídias e formatos presentes e futuros: tecnologias wearable, mobile, desktop, televisão, telão, realidade virtual.

  3. Flexível: múltiplos pesos + itálico e com recursos OpenType que ampliassem as possibilidades criativas na comunicação da marca.


A família Globotipo inclui os seguintes estilos: arredondado, texto e condensado. Para cada um destes estilos, 5 variações — de Thin a Black — e seus respectivos itálicos, graduando a personalidade do texto de "neutro e elegante a dinâmico e simpático".

No total, foram entregues 30 fontes para uso em desktops e apps (.ttf) e webfonts (woff, eot, woff2).

A Globotipo é uma família de fontes com raízes geométricas, presentes em outras fontes do gênero, como Futura, Avenir, Gotham e Proxima Nova. Sua largura é generosa e seus redondos tendem ao circular geométrico, presente no símbolo da Globo.

A abertura das letras é ampla, o que é um dos pontos de diferenciação fundamental em relação à família anterior. Os cortes de terminação são 100% verticais e criam um ritmo de leitura organizado e sóbrio.


Aqui você pode saber um pouco mais sobre o projeto.