arrow_backVoltar

Google For Brasil

Evento apresenta balanços e novidades

07.06.18

O Google For Brasil, evento organizado para mostrar os investimentos e os recursos aplicados no país pela empresa tecnológica, mostrou ao mercado de comunicação novidades e resultados alcançados no último ano. O Google tem sete plataformas com mais de um bilhão de usuários e em todas elas o Brasil está entre as cinco principais nações tanto no tamanho quanto na taxa de engajamento: Busca, Android, Chrome, YouTube, Maps, Play Store e Gmail.

Outra de suas plataformas vem demonstrando rápida adesão do brasileiro. É o Google Assistente, disponível no país desde agosto do ano passado. O Brasil hoje é o terceiro país a utilizar mais o sistema. E o português se tornou o segundo idioma mais usado, atrás do inglês.

O serviço ganhará um impulso nos próximos dias, com o lançamento de parcerias com veículos como CBN, Jovem Pan, O Globo, Rádio Globo e Veja. Além disso, nos próximos meses, também estarão acessíveis streaming de vídeos do Globoplay.

São mais de 30 parcerias firmadas apenas para o Google Assistente oferecer ações como enviar mensagens no WhatsApp, procurar vídeos no YouTube, acompanhar séries na Netflix e consultar preços de produtos no Mercado Livre. Tudo via voz.

Nova geração do Android, mais leve

Neste mês, chega ao mercado a primeira leva de smartphones equipados com uma nova geração do Android. Trata-se do Android Oreo versão Go. Ou simplesmente Android Go. Essa nova versão do sistema operacional do Google foi otimizada para smartphones de entrada – em geral, o primeiro modelo de celular inteligente adquirido, mais barato. São aparelhos com memória RAM de até 1GB.  Dados do IDC revelam que foram vendidos mais de 10 milhões de celulares desse tipo no ano passado no Brasil. Com o Android Go, os aplicativos iniciam 15% mais rápido.

São três fabricantes com o novo sistema: Positivo, Alcatel e Multilaser. Os dois primeiros já estão com seus modelos disponíveis nos devidos sites (a Alcatel em pré-venda). O primeiro celular equipado com Android Go, o Twist Metal da Positivo, custa R$ 549 à vista. O Twist Mini, que será lançado em 30 dias, sairá por R$ 349 à vista. O da Alcatel sai por R$ 499 no cartão. E a Multilaser que terá dois modelos em julho, ainda estuda o preço. Por enquanto, na América Latina, só dois países contam com essa tecnologia: Brasil e México.

Entre os destaques apresentados no Google For Brasil, estão:

- O volume de pesquisas em dispositivos móveis aumentou 25% no Brasil nos últimos 12 meses;

- O Google investiu R$ 10 milhões entre 2017 e 2018 em parcerias voltadas para a imprensa. Recentemente, o aplicativo Google Notícias – ou Google News – foi reformulado e traz recursos como conteúdo personalizado. Em março, foi lançada uma banca que incentiva a assinatura de veículos, ferramenta desenvolvida com ajuda da Globo, do Grupo Abril e dos Diários Associados. Outro projeto foi o Impacto.Jor, parceria entre o Google Notícias e a Projor - Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo e o Centro Internacional de Jornalistas, que permite rastrear o impacto das publicações na sociedade. O Google vem treinando também jornalistas para utilizar mais dados. E ainda há um curso gratuito para ajudar a identificar e desmascarar desinformação na web;

- Para a Copa, algumas novidades são a possibilidade de fixar o placar dos jogos na tela inicial, municiando o torcedor com informação em tempo real; apresentação de estatísticas, fotos, comentários e as jogadas mais importantes de uma partida; exibição de vídeos com o resumo de um jogo que estarão prontos logo após o encerramento da partida. O Google Maps exibirá ainda lista de lugares para ver uma partida da Copa em 13 cidades da América Latina. Esses recursos foram implementados pelo Google Brasil e estão sendo disponibilizados para o mundo;

- No caso das Eleições, a equipe de engenheiros do Google Brasil – mais especificamente a operação em Belo Horizonte – aprimorou algumas experiências. Será possível pesquisar cerca de 7 mil candidatos a cargos federais, informação fornecida devido à parceria com o Tribunal Superior Eleitoral. A busca trará dados atualizados e as propostas de cada presidenciável, além dos resultados da votação (em tempo real). O Google fechou também um acordo com a Band para transmitir ao vivo o primeiro debate presidencial da TV, no dia 09 de agosto. Essa transmissão será pelo YouTube;

- Os usuários brasileiros podem começar a usar desde já uma ferramenta da área do Google Arts & Culture que promete atrair muita atenção do público: é o Art Selfie, que faz uma análise da selfie para encontrar alguma obra de arte que se assemelhe à foto. São mais de 1.600 retratos e obras disponíveis. Desse total, 500 são peças encontradas em museus brasileiros. Uma das novas coleções a fazer parte dessa biblioteca são 80 obras da Pinacoteca, capturadas pela Art Camera do Google (um equipamento de alta resolução. Para usar a ferramenta, é preciso baixar o app em g.co/arts/selfie;

- O Google apresentou ainda dois projetos de cunho mais social. Um deles é o “Seja incrível na internet”, a ser lançado no dia 19 de junho, que é uma combinação de game interativo com treinamentos. O recurso está destinado a professores e pais para orientar sobre segurança online e cidadania digital.  O outro é o Womenwill, programa criado para capacitar mulheres de comunidades mais pobres para buscar oportunidades de negócios ou mesmo para encontrar emprego. Já foram treinadas 500 mulheres em São Paulo e duas mil em Brasília e Teresina. O Google agora está doando R$ 3 milhões para o Instituto Rede Mulher Empreendedora. O investimento visa treinar 135 mil mulheres no Brasil dentro de dois anos. O Google apontou que, no país, a taxa de desemprego é 29% maior entre mulheres em comparação aos homens.

Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, afirmou no evento que a empresa investiu R$ 700 milhões nos últimos 15 meses em estrutura, como na instalação de cabos submarinos e na construção do YouTube Space Rio. Ele observou ainda que a inteligência artificial tem sido bastante utilizada em diversos projetos da empresa. Um deles ajuda a fazer um diagnóstico mais preciso de um problema associado à diabete (a retinopatia diabética, que pode levar à cegueira).

Outro projeto colhe informações na floresta amazônica sobre o uso de motosserras para combater o desmatamento ilegal: é o Tensor Flow (saiba mais aqui). Esse trabalho, feito com o povo Tembé (Pará), é um sistema de monitoramento que funciona com tecnologia de celulares reciclados, machine learning e alimentação por energia solar. Ele identifica o som de uma motosserra e avisa se uma árvore está sendo derrubada (confira o vídeo mais abaixo). “Estamos investindo no Brasil e ajudando brasileiros a encontrar oportunidades, dentro da visão de uma internet mais inclusiva”.

Recursos como esses mostram que somos viáveis, afirmou Fabio Coelho. “Bem articulados, podemos ser até campeões do mundo”, brincou para uma plateia composta de 600 pessoas, entre executivos de agências, veículos e anunciantes, além da imprensa. O evento foi encerrado com uma apresentação da Orquestra Maré do Amanhã e de Gilberto Gil, nome escolhido para homenagear os 50 anos da Tropicália, movimento musical que ganhou conteúdo especial no Google Arts & Culture.

 

Lena Castellón

Google For Brasil

/