Inteligência Artificial

Publicis Groupe apresenta Marcel

24.05.18

Uma das notícias que mais agitou o Cannes Lions no ano passado foi o anúncio do Publicis Groupe de se afastar das premiações e dos festivais, pelo período de 12 meses – que se encerra em julho –, para se dedicar ao desenvolvimento da plataforma de inteligência artificial batizada Marcel, um dos principais investimentos da corporação rumo a uma nova era de “criatividade e inovação”, como o próprio grupo pontuou nesta quinta-feira, 24, quando apresentou, em Paris, seu grande projeto.

O Publicis ressalta que, para se transformar e se preparar melhor para os desafios de negócios que a indústria vem enfrentando, uma das questões mais importantes a se levar em conta se refere a dados. Com um time composto de mais de 80 mil pessoas e mais de 200 especialidades oferecidas pela holding, o grupo informa que gera uma imensa quantidade de informações, estimando em mais de cinco bilhões os arquivos de dados.

Para lidar com tudo esse universo de informações, a plataforma foi construída com a Microsoft, detentora de um dos sistemas de Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês) mais desenvolvidos do mundo. Uma tecnologia adotada foi o Knowledge Graph, que conecta dados estruturados e não-estruturados e consegue fazer um mapa relacionando informações. “O grupo vai usar as sofisticadas ferramentas de AI da Microsoft para processar, filtrar, conectar e organizar dados para torná-los úteis. Melhorar a plataforma Marcel será um esforço contínuo, fundamental para transformar o Groupe em uma plataforma”, diz o comunicado oficial do Publicis.

A plataforma Marcel foi apresentada por Arthur Sadoun, chairman e CEO do Publicis Groupe, por Satya Nadella, CEO da Microsoft, e também por Nick Law, presidente do Publicis Communications e CCO global do Publicis Groupe.

Marcel é uma jornada para mudar o Publicis Groupe de uma holding para uma plataforma e dar às mentes criativas a liberdade de progredir e prosperar nesta indústria em constante transformação. Marcel é a prova do nosso compromisso com os nossos colaboradores. No Publicis, vamos colocá-los em primeiro lugar em nossa transformação e dar a eles a oportunidade de aprender, compartilhar e criar mais do que em qualquer outro lugar. Marcel é a prova do nosso compromisso com nossos clientes. Eles serão capazes de alavancar nossa incrível diversidade de talentos para dar vida às ideias necessárias para expandir negócios. E, claro, Marcel é a prova do nosso compromisso com a indústria. Nós seremos uma força para o bem, liderando a mudança”, afirmou Sadoun.

Diversas empresas do grupo trabalharam para o desenvolvimento de Marcel, que está em fase beta exclusivamente no mobile (testada por 100 pessoas; em junho, uma versão atingirá mil colaboradores). A Publicis.Sapient se encarregou do design e da UX da plataforma. A BBH criou a identidade de marca. Foram mais de 100 pessoas da holding pensando desde privacidade de dados até recursos humanos.

Uma parceria com o Festival de Cannes permitiu o acesso a cases premiados do grupo (de 2001 em diante) a partir da plataforma digital The Work, lançada recentemente pela organização.

O Publicis Groupe informou que Marcel passará por constantes atualizações de versões. Deverá iniciar o lançamento da plataforma, em seu estágio de desenvolvimento mais acabado, para seu time de 80 mil pessoas em janeiro de 2019.

A plataforma dá largada com três apps, que funcionam por vozDaily Six, Expert Match e Open Brief. No primeiro, o usuário recebe seis tipos de conteúdo selecionados para ele, que podem ser desde atualizações sobre uma conta até sugestão de atividades criativas ou recomendação de leitura, como relata o site Tech Crunch. O Expert Match funciona como uma espécie de LinkedIn. Ele ajuda a conectar funcionários que estejam buscando respostas ou conselhos sobre um tema específico. Já o Open Brief é um aplicativo para clientes, que podem oferecer um brief para um grupo de trabalho maior. Todos os apps utilizam o assistente da Microsoft, Cortana.

Confira abaixo o vídeo que o Publicis Groupe preparou para apresentar Marcel. E o que faz uma demo da plataforma.

Inteligência Artificial