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Milhões de Uns

Globo recebe mercado para 'compartilhar conhecimento'

25.04.18

 Nesta quarta-feira, 25, a Globo deu início a um novo momento da plataforma ‘Milhões de Uns’ e recebeu em sua sede, em São Paulo, representantes de agências e anunciantes para uma tarde de compartilhamento de conteúdo e experiências. Para tanto, montou um fórum dinâmico, com 25 palestras curtas (20 minutos cada), ministradas por profissionais de diferentes áreas da casa, como o âncora e editor-chefe do Jornal Nacional, Willian Bonner; o diretor de Dramaturgia Silvio de Abreu; o diretor do Gênero de Variedades Ricardo Waddington; a autora Glória Perez; o roteirista George Moura; o ator Lázaro Ramos, o diretor de Tecnologia, Raymundo Barros; o diretor de Programação, Amauri Soares; e a diretora de Pesquisa Fabia Juliasz.


Para Marcelo Duarte, diretor-geral de Negócios da Globo, compartilhar com o mercado o aprendizado acumulado em anos de relacionamento com o público ajuda a construir histórias ainda mais relevantes, sejam elas editoriais, ficcionais ou parte de ações desenhadas em parceria com marcas interessadas em atrelar suas mensagens ao conteúdo da Globo. “Este é um encontro do conhecimento. A Globo está abrindo o que sabe sobre ‘milhões de uns’ para o mercado, está mostrando como entende e conversa com nosso espectador, com o consumidor. E estamos abrindo também um canal de troca com agências e anunciantes, para que nos tragam suas experiências e necessidades. Esta tarde foi um passo importante nesta aproximação. O mote do conhecimento se torna agora uma ponte de relacionamento entre a Globo e o mercado publicitário”, destacou.


O evento começou com uma imersão no universo tecnológico da Globo, permitindo a interação dos convidados, por exemplo, com conteúdo gravado em padrão 8K e áudio imersivo.


Na sequência, Duarte e Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo, convidaram os presentes para a primeira rodada de palestras. As apresentações estavam organizadas em 5 slots, com 5 palestras simultâneas cada um. Sérgio lembrou da importância de uma relação cada vez mais aberta, para que o mercado evolua de mãos dadas: “Esta é mais uma oportunidade de construção de marca através de nossos valores. Compartilhar conhecimento é uma forma de ser transparente, e este é um valor da marca Globo. Uma marca que interage e conversa intensamente com as pessoas, com o mercado, com os anunciantes e agências e, principalmente, com o consumidor final.”


Durante as apresentações, foram discutidos temas como tecnologia por trás do conteúdo; transformação pautada no respeito; características da audiência multiplataforma; uso do Big Data na programação; a pesquisa Orgulho Negro; e a evolução do segmento de E-Sports, entre outros.


Ricardo Waddington, por exemplo, detalhou, com muito bom-humor, as etapas de criação dos programas de sua alçada, desde a hora em que surge uma ideia ou um pensamento ganha formato (sempre durante o banho), até o momento em que o programa estreia. Ele disse que há, sim, espaço para ousadia na Globo, e que na gestão de Carlos Henrique Schroder, atual diretor-geral, projetos inovadores são muito bem recebidos. Ele lembrou, por exemplo, de quando decidiu arriscar e abrir uma temporada do programa Amor & Sexo com uma rápida aparição de modelos totalmente nus. Ricardo gravou a abertura e ficou andando com aquele material, de casa para o trabalho, até, em cima da hora, encontrar o momento para consultar Schroder, que avaliou: "100 para a ideia e zero para a forma como você fez". Ou seja, deixou claro que, da próxima vez, ele deveria discutir este tipo de ideia desde quando ela surgir, sem medo de ser feliz. O programa de Fernanda Lima, aliás, volta à grade em 2019, depois de um 2018 sabático. Ricardo contou também que vem aí um programa com Luan Santana e Fernanda Souza, no lugar de Estrelas, da Angélica, aos sábados, já no segundo semestre, e que o programa do Faustão, que ruma cada vez mais fortemente para o formato de um grande show, passará a ser captado, muito em breve, por câmeras F55.


George Moura, jornalista e roteirista, autor de, entre outros trabalhos, Onde Nascem os Fortes, apresentou a Casa dos Roteiristas da Globo, que funciona há cerca de uma ano no Rio de Janeiro. Falou também sobre a importância de criarmos roteiros com DNA brasileiro e não tentarmos xerocar a cultura norte-americana, que não tem nada a ver com a nossa. Disse também que, quando trabalhava como jornalista, sempre compactuou com a frase "bom jornalismo se escreve com os pés". Ou seja, jornalista que fica sentado dentro de uma sala não faz um bom trabalho. Tem que ir para a rua. E, por isso mesmo, ele não consegue escrever um roteiro sem antes ir a campo. Para roteirizar Onde Nascem os Fortes, ele percorreu o Nordeste, muitos e muitos quilômetros, por alguns meses, para depois colocar de pé a série.


Lázaro Ramos falou sobre a importância da diversidade na comunicação (e em todas as áreas), embora tenha destacado que preferia estar ali falando de outra coisa, e que esta não fosse mais uma questão, uma tecla em que ainda é preciso bater, e muito. Disse também que, antes de chegar ao evento, leu um speech da roteirista e produtora norte-americana Shonda Rhimes, em que ela afirma que não gosta da palavra diversidade, que dá impressão de algo raro, especial, mas que acredita que a palavra correta é "normalizar" (leia mais aqui). É preciso, então, que todos nós batalhemos para que esta normalização ocorra, cada vez mais e o quanto antes.


A programação completa do evento esteve  disponível em um aplicativo criado especialmente para a ação. Além da agenda do dia, o app abriu um canal de conversa entre os convidados e a Globo, permitindo o envio de dúvidas e a solicitação de contato direto com os executivos de Negócios da casa.


A plataforma ‘Milhões de Uns’ também ganhou um site na tarde desta quarta-feira.


Na plateia, estavam nomes do primeiro escalão de agências e anunciantes, como Igor Puga, do Santander; Marcelo Reis, da LBTM; Erh Ray, do Havas; João Livi, da Talent Marcel; Fernando Musa, da Ogilvy; Mario D'Andrea, da Dentsu; Guga Ketzer e Benjamin Young, da Suno; Luiz Lara e Felipe Luchi, da Lew'Lara\TBWA; e Guilherme Jahara, Fabio Astolpho e Renata D'Avila, da F.biz.


Fotos abaixo de Ramón Vasconcellos/Globo

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