Clube + D&AD

Brasileiro participa da New Blood Academy

23.07.15

O brasileiro Leonardo Zardo, diretor de arte da Crispin Porter+Bogusky São Paulo, ex-aluno da Miami Ad School/ESPM e ganhador de medalha de Prata na Categoria Estudantes da edição de 2014 do Festival do Clube de Criação de São Paulo, foi selecionado e participou, entre os dias 6 e 17 deste mês, em Londres, da New Blood Academy, uma espécie de boot camping intensivo da entidade inglesa D&AD, com palestras e workshops voltados para estudantes de publicidade e design do mundo todo.

A participação do criativo foi possível por conta de parceria firmada entre o Clube de Criação e o D&AD, por meio da qual os vencedores das medalhas de Ouro, Prata e Bronze da Categoria Estudantes do Festival concorrem a uma vaga no programa.

Essa é a primeira vez que alguém não inscrito no D&AD New Blood Awards (prêmio voltado para estudantes da entidade inglesa) tem a chance de estar na New Bloody Academy.

"Foi uma experiência incrível. Pude ouvir e aprender muito com excelentes profissionais, como Ian Wharton, diretor de criação da AKQA", contou Zardo ao Clubeonline. Além de Wharton, nomes como Laura Jordan-Bambach (presidente do D&AD), Andy Sandoz (Work Club), Dan Germain (Innocent) conversaram com os estudantes e partilharam experiências durante as duas semanas do boot camping.

Zardo era o único brasileiro em uma turma de 50 estudantes vindos de todo o mundo. "Mais ou menos metade dos participantes era da Inglaterra e a outra parte vinha de lugares como África do Sul, Rússia, Coreia, Noruega e Canadá, entre outros países. A todo momento, éramos colocados para trabalhar lado a lado de pessoas de outros locais, com culturas e realidades totalmente diferentes, o que é extremamente enriquecedor", observou Leonardo, acrescentando que, quando dizia sua nacionalidade, percebia o quanto os criativos brasileiros são bem vistos em Londres. "A publicidade brasileira é muito bem cotada por lá", avaliou.

O diretor de arte ressaltou também que, durante o treinamento, os estudantes fizeram uma visita ao laboratório do Google, em Londres. "Lá, eles nos apresentaram uma nova tecnologia que usa partes da roupa como superfície 'touch'. Os próprios engenheiros que desenvolveram o protótipo nos mostraram tudo e nós pudemos conversar com eles, ou seja, não vimos apenas um videozinho do projeto, estivemos junto com os criadores, o que é bem inspirador", declarou.

A parceria entre o Clube de Criação e o D&AD será mantida este ano. Por isso, os vencedores de Ouro, Prata e Bronze na Categoria Estudantes do Festival do Clube de 2015 também terão a oportunidade de concorrer a uma vaga na New Blood Academy.

Clube + D&AD