Novela Digital

Emissoras de TV emitem comunicado em favor do padrão japonês

23.03.06

Leia comunicado divulgado por emissoras brasileiras de TV (Bandeirantes, Cultura, Globo, Record, RedeTV, Rede Vida, SBT, 21, CNT e Rede Mulher), em favor da escolha do padrão japonês (modulação ISDB-T) para as transmissões digitais.

"O país tem assistido a um amplo e democrático debate sobre o sistema digital a ser adotado pela televisão brasileira. Isto é saudável. Mas não se pode esquecer a questão fundamental - o que está em jogo, objetivamente, é uma só definição: Qual é o melhor modelo de televisão para o Brasil. Nada pode justificar que o brasileiro seja privado de usufruir, gratuitamente, de uma televisão com imagem e som de alta qualidade, que possa ser assistida em movimento, em aparelhos portáteis e que ofereça opções de interatividade para o telespectador obter informações, serviços e diversão adicionais à programação exibida, usando apenas o seu controle remoto. É neste sentido que nós, representantes do setor de comunicação social, que temos responsabilidades perante a sociedade, disciplinadas pela Constituição Federal, nos dedicamos, por vários anos, a estudar esta questão e, junto com diversas universidades brasileiras, podemos afirmar que o sistema ISDB-T desenvolvido no Japão, com os aperfeiçoamentos criados pelos cientistas nacionais, é o único sistema que garantirá, gratuitamente, a todos os brasileiros todos os benefícios da televisão digital. Diante das manifestações de outros setores sobre essa escolha, nos sentimos no direito e no dever de externar publicamente a nossa opinião. Esta decisão é urgente. O tema vem sendo estudado pelo Governo, universidades, a Sociedade de Engenharia de Televisão e Telecomunicações e radiodifusores, desde 1998. Não faltam elementos para a tomada de decisão. A digitalização de outros setores, como a telefonia móvel e a televisão por assinatura, já foi implantada desde 1998. Não faz sentido que a TV livre e gratuita fique condenada ao atraso tecnológico e impedida de oferecer televisão de alta definição, de graça, ao povo brasileiro. Hoje, isso só pode ser oferecido pelos demais setores àqueles que podem pagar. Temos certeza de que o Governo brasileiro tomará sua decisão com a urgência que o assunto exige em benefício da sociedade brasileira, que merece continuar a ter acesso, livre e gratuito, a uma das melhores televisões do mundo. Esta televisão que é e deve continuar a ser fator decisivo de promoção de desenvolvimento econômico, de inclusão social e de fortalecimento da identidade e coesão nacionais. Televisão digital - 100% Brasil. 100% grátis".

Bandeirantes - Cultura - Globo - Record - RedeTV - Rede Vida - SBT - 21 - CNT - Rede Mulher

23/03/2006

Novela Digital