Observatório

FilmBrazil lança 'central de inteligência'

29.04.16

A FilmBrazil, iniciativa focada na internacionalização do audiovisual brasileiro, desenvolvida pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), apresentou esta semana ao mercado o Observatório FilmBrazil.

Trata-se de uma "central de inteligência" criada pelo projeto para orientar os associados sobre o mercado internacional.

Marianna Souza, gerente executiva do projeto, conta que a iniciativa surgiu no ano passado, como consequência da análise de dados acumulados ao longo dos últimos anos. Além disso, desde o final de 2015, a Apex-Brasil passou a compartilhar com a FilmBrazil os dados do Euromonitor, centro de pesquisa que mapeia o mercado internacional.

"Percebemos que tínhamos em mãos um material precioso, que poderia ser muito útil para nossos associados. A partir disso, começamos a compilar as informações levando em conta demandas já apresentadas pelas produtoras. O acesso completo aos dados consolidados será um serviço exclusivo para os nossos associados", observa Marianna.

O público interessado também poderá acessar um sumário de cada um dos estudos, pelo novo site da APRO, cujo lançamento está previsto para o segundo semestre. Os dados na íntegra estarão disponíveis na área restrita do site da FilmBrazil.

Na apresentação desta semana foram exibidos três estudos iniciais: Mapeamento SuperBowl, com dados de todos os comerciais veiculados no intervalo do evento; Brasileiros Abroad, com informações de profissionais de criação, em posição de liderança, oriundos do Brasil e sua localização em agências pelo mundo; e Jogos Olímpicos Rio2016, conjunto de informações e dados dos patrocinadores, apoiadores e parceiros locais dos Jogos Olímpicos.

Observatório