Esqueceu sua senha?

Insira o e-mail cadastrado que enviaremos as instruções

Quer receber as notícias do
Clubeonline em primeira mão?

Seu nome deve conter ao menos 2 caracteres. Quero receber informações de terceiros ENVIAR Quero ver a última edição

Enviar por email

Seu nome deve conter ao menos 2 caracteres. O nome do destinatário deve conter ao menos 2 caracteres. Digite um email válido. ENVIAR

Site oficial do
Clube de Criação

SITE OFICIAL DO
CLUBE DE CRIAÇÃO

Acesso exclusivo para
sócios corporativos:
Esqueci minha senha
Ainda não é cadastrado?
Seja Sócio do Clube de Criação

O CLUBE

LOJA

NEWSLETTER

Últimas

por Laís Prado

Mercado

Pesquisa Ipsos

'Celebridades' e 'youtubers' + populares e + influentes

13
novembro
2017



A Ipsos Brasil apresenta estudo que teve o objetivo de investigar se a popularidade das "celebridades" e dos "youtubers" se converte em influência.

Foram entrevistadas duas mil pessoas (homens e mulheres com 16 anos ou mais) em todo o país. Elas avaliaram 100 nomes de destaque22 deles de youtubers e bloggers, com o intuito de detectar quais são as "personalidades" mais influentes do Brasil.

A campeã das "celebridades" é a cantora Ivete Sangalo, considerada a "mais influente e popular do país". Ao levar em conta apenas os nativos do ambiente digital, Whindersson Nunes é o "youtuber" mais famoso e Iberê Thenório, o mais influente (veja imagem abaixo).

Segundo a Ipsos, a pesquisa revela que a influência das "personalidades" não é proporcional à sua fama, uma vez que os critérios utilizados para medir a influência não são os mesmos usados para analisar a fama.

"A popularidade é muito mais o quanto as personalidades são conhecidas, chamam a atenção do público, enquanto a influência é mais qualitativa, sendo mais difícil de ser alcançada", detalha Carolina Tonussi, gerente da Ipsos e uma das líderes do estudo.

A pesquisa encontrou sete dimensões que explicam a influência: confiança, sucesso, comprometimento, modernidade, família, alegria/carisma e atração. Cada uma possui um peso na construção da influência, as áreas mais importantes este ano são confiança e sucesso, respectivamente.

A pesquisa também faz uma correlação entre os drivers e o seu impacto em categorias de consumo, como cerveja, alimentos, cafés, entre outras.

Os participantes associam à imagem do apresentador Rodrigo Hilbert, por exemplo, às categorias alimentação, restaurante e família, nesta ordem. Já a atriz Thaís Araújo é relacionada às categorias cuidado com o corpo, beleza e moda. Já a blogger Nathalia Arcuri tem notoriedade nas áreas de investimento, moda e beleza, respectivamente.