Produção

Cofundador da Conspiração de casa nova

junho

O cineasta Lula Buarque de Hollanda deixa de integrar o quadro de sócios-diretores da Conspiração Filmes, produtora da qual foi um dos fundadores, para se dedicar a desenvolver o núcleo audiovisual da Espiral.

Focado em projetos autorais de cinema, televisão e arte, Lula Buarque também passa a coordenar o núcleo de produção de conteúdo da casa, trabalhando em parceria com profissionais de roteiro, direção, tecnologia e arte.

O lançamento do seu documentário "O Muro" (assista ao trailer abaixo) marca nova fase na carreira do diretor de cena. O longa estreou na semana passada no Rio de Janeiro e chega à telona no Cine Sesc, em São Paulo, nesta quinta-feira (14), com sessão especial às 19h30, seguida de debate.

O doc busca captar as manifestações que tomaram o país nos meses que antecederam o impeachment da então presidente do Brasil, Dilma Rousseff, de modo a apresentar um panorama da atual polarização social brasileira. "O Muro" traz depoimentos de manifestantes de campos antagônicos, enquanto estudiosos, cientistas políticos, historiadores, filósofos e brasilianistas fazem leituras dos fatos.

O muro de aço no gramado da Esplanada dos Ministérios, do lado de fora do Congresso Nacional, planejado como um espaço de união do povo brasileiro, é mostrado como "o símbolo da sociedade dividida".

O filme também leva o público até a Alemanha, em busca da sombra do Muro de Berlim, e a Israel, onde o muro que separa israelenses e palestinos simboliza a recusa em coexistir.

Selecionado para a mostra Novos Rumos, da Première Brasil do Festival do Rio 2017, "O Muro" também participou do Festival Internacional de Cinema de São Paulo 2017. O trabalho, financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (Prodav 01/2013), é uma produção inédita para o canal Curta!, e uma realização da Espiral.

Serviço:

O Muro no Cine Sesc
Direção: Lula Buarque de Hollanda, Brasil, 87min
Dias: 14 a 20/06, às 15h; 14/06, às 19h30, sessão especial com bate papo; 15/06 a 19/06 às 19h20
Cena do longa 'O Muro'