The Hacker Spot

Por Dorina Nowill, Lew'Lara transforma banners em spots

25.04.17

Lew’Lara\TBWA criou para a Fundação Dorina Nowill o projeto "The Hacker Spot". As pessoas com deficiência visual usam leitor de tela para navegar na internet. O recurso lê as páginas para o usuário, mas não os banners, que são descritos por códigos.

A agência, então, inseriu na linguagem de programação das peças publicitárias de diferentes anunciantes, spots informativos que trazem notícias sobre cursos, leis, dicas, entre outras informações com foco no público com deficiência visual.

"O Hacker Spot transformou os banners em spots de rádio. E isso deixou a vida de pessoas com deficiência visual melhor e criou um canal inteiramente novo com esse público. Engraçado o rádio hackear a internet, né?", observa Felipe Luchi, CCO e sócio da Lew’Lara\TBWA.

Em parceria com a Predicta, os textos das campanhas foram aplicados sobre os códigos dos banners. Assim, o leitor de telas deixou de ler as letras aleatórias e passou a transmitir mensagens do tipo: "Olá, esse é o espaço da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Para contribuir com a inclusão e autonomia de pessoas com deficiência visual proporcionamos programas e cursos de reabilitação, educação especial, empregabilidade e acesso à informação. Pressione enter para acessar nosso site e saber mais."

Quem quiser participar da campanha e tornar o banner do seu próprio site acessível, deve acessar este site e seguir o tutorial. No endereço também há depoimentos das pessoas que participaram da iniciativa.

Confira abaixo o videocase.

Ficha Técnica:

Agência: Lew’Lara\TBWA

Cliente: Fundação Dorina Nowill para cegos

Produto: Institucional

Título: The Hacker Spot

CCO: Felipe Luchi

Direção de criação: Juliano Ribas e Fabiano Pinel

Criação: Felipe Pimentel, Thiago Monteiro, Cainã Meneses, Lucas Pinheiro e Fabiano Gonçalves

Diretor geral de atendimento: Wilson Negrini

Atendimento: Ricardo Barros

Planejamento: Stephanie Peart

Mídia: Luiz Ritton, Eduardo Shinohara, Frederico Lopes, Renato Pierote e Everton Maciel