arrow_backVoltar

Transformação digital

Silvio Meira: Algoritmos são parte do nosso desenvolvimento

13.04.17

Reconhecido como um guru digital, Silvio Meira foi um dos palestrantes do MMA Leadership Forum Brasil, que aconteceu nesta semana em São Paulo. O ex-cientista chefe do C.E.S.A.R., empresa do Porto Digital, do Recife, ele discorreu no evento organizado pela Mobile Marketing Association (MMA) Brasil sobre internet das coisas, plataformas, mercados em rede e outras transformações digitais no painel “Sinais do futuro imediato”.

Ele rememorou a evolução tecnológica das últimas décadas: da década de 70, quando havia muito hardware e pouco software, passando pela segunda onda digital (em que softwares eram a grande força), chegando à terceira, quando o mundo começa a viver em rede, nos anos 90, até os dias atuais.

Hoje, segundo Meira, estamos na década das APIs. “Tudo vai ser gerenciado e estruturado por isso”, assinalou. Ele reforçou que vivemos tempos em que a internet está em tudo, não somente nas coisas. De acordo com ele, quase tudo que está em rede pode ser transformado em um serviço articulado com muitos outros serviços em rede.

Empresas com uma base de usuários acima dos cem milhões, como o Spotify e o Airbnb, foram mencionadas por Meira para evidenciar mais um fenômeno destes dias. Atualmente, acesso tem mais valor do que posse. E isso pode ser visto também pelo caso da Uber. Como destacou, a transformação digital envolve estratégias, líderes e redes de valor.

Mentor da consultoria MuchMore, que foi remodelada agora, novidade anunciada no evento (leia mais aqui), o cientista observou que, para agir em rede, é preciso adotar certas bases. Uma delas é sair da era do controle para adentrar a era da colaboração. Outra é sair da otimização para a interação. E ponderou ainda que, se no passado tudo era software (segunda onda da transformação digital), atualmente os algoritmos são partes essenciais do nosso desenvolvimento. São elementos dos processos de ruptura. Podem ser diferenciais competitivos. Ou pontos importantes para a realização de mais transações. E completou: estratégia (com foco no longo prazo), cultura (conceitos de colaboração e aceitação de risco) e liderança (a agenda das mudanças vem do topo) são as grandes forças da transformação digital.

Veja aqui o conteúdo de sua apresentação: bit.ly/muchmore-mma

Transformação digital

/