arrow_backVoltar

Trending Botics, da FCB

Ferramenta monitora 'robôs' no período das eleições

27.09.18

A FCB Brasil criou para o site jornalístico Congresso em Foco um sistema de monitoramento, chamado "Trending Botics", que detecta as discussões políticas nas redes sociais alavancadas por "robôs".

Esses "bots", que motivam cerca de 20% das discussões políticas nas mídias sociais, segundo a agência, passam-se por usuários reais e criam engajamento artificial.

Por meio de uma plataforma online, os internautas podem acompanhar e comparar diariamente os temas políticos mais compartilhados pelos "bots", que fazem com que determinados assuntos ganhem relevância.

"Esses bots são o uso da inteligência artificial a serviço da ignorância. Queremos que as pessoas possam monitorar o comportamento, o aumento ou a diminuição dos bots nos momentos de maiores discussões políticas no país, como debates, entrevistas, resultados de pesquisa e muito mais", pondera Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil.

"Queremos alertar os seguidores das redes sobre os riscos de manipulação do debate político e mostrar quais candidatos mais se beneficiam dessa prática que, a exemplo das fake news, desvirtua o processo eleitoral", defende o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa.

A ferramenta irá realizar checagens até o fim desse processo eleitoral.

Ficha Técnica:

Título: Trending Botics

Cliente: Congresso em Foco

Agência: FCB Brasil

Diretora Geral de Criação: Joanna Monteiro

Diretor Executivo de Criação: Fabio Simões

Diretores de Criação: Marco Monteiro e André Pallú

Criação: Antonia Zobaran, André Vervloet, Bruno Castellotti, Leonardo Marçal

Assistente de Arte: Pevê Azevedo

Tecnologia: Marcelo Arteiro e Emerson Queiroz

Atendimento: Elton Longhi, Anna Sant'Anna, Rafael Cardoso, Karoline Araujo

Gerente de Projetos: Suelen Mariano

Planejamento: Bianca Reame

Aprovação do cliente: Sylvio Costa, Edson Sardinha

Trending Botics, da FCB

/