arrow_backVoltar

Trip Book

FCB cria livro que muda de acordo com o lugar, por Smiles

27.04.15

O Smiles lança nesta segunda-feira (27) seu Trip Book, um livro cuja história muda de acordo com o lugar do mundo onde o leitor está.

O Trip Book Smiles é o motivo nº 239 da campanha “365 motivos para sorrir” (leia anterior aqui), que comemora o aniversário de 20 anos do programa.

Para essa ação, a agência desenvolveu um equipamento exclusivo, com tecnologia especial, que identifica o lugar de leitura por meio de geolocalização.

A história irá se passar na cidade em que o leitor está, e se ele viajar durante a leitura, o enredo muda e os personagens vivenciam as experiências destes lugares.

Ler já é uma viagem. E com o Trip Book Smiles essa viagem fica ainda mais real. É uma experiência que permite que o consumidor continue viajando com a Smiles mesmo depois de sair do avião", declara Joanna Monteiro, vp de criação da FCB.

O Trip Book Smiles faz a literatura e a tecnologia se encontrarem de um jeito novo porque ele não é só um suporte para a leitura. A tecnologia aqui tem o poder de mudar a própria história do livro, de deixá-la mais dinâmica e de se adaptar à viagem do leitor”, completa Max Geraldo, vp de criação da agência.

O Trip Book Smiles foi desenvolvido como parte da estratégia de divulgação de alcance internacional do Smiles”, comenta Bruna Milet, gerente executiva de marketing do Smiles. “É um projeto inovador que une conteúdo e tecnologia para reforçar uma mensagem-chave para a marca e, ao mesmo tempo, deixar a experiência de viagem do cliente ainda mais especial. Como o enredo se passa na cidade em que o leitor está, o livro se torna um excelente companheiro de viagem, inclusive com dicas e sugestões sobre o local escolhido”, completa a executiva.

Escrita por Marcelo Rubens Paiva, a história do livro "é a primeira do gênero no Brasil", segundo a agência. Ela poderá ser baixada gratuitamente pelo aplicativo Trip Book Smiles para os sistemas iOS (em breve na App Store) e Android.

O enredo conta as aventuras de viagem de Theo e Maria Manoela, casal de SP, na faixa dos 40 anos, que decide "dar um tempo" nas obrigações cotidianas fazendo uma viagem para a mesma cidade onde passaram a primeira lua-de-mel, décadas antes. A partir daí, o destino do romance muda para onde o leitor estiver. A história é a mesma, o casal é o mesmo, a trama a mesma, apenas as referências dos lugares mudam, como lojas, parques, ruas, museus, pontos turísticos, comida, restaurantes, costumes, língua e hotéis.

Com a assinatura “Todos os dias um motivo para sorrir”, a campanha começou a ser veiculada no dia 1º de setembro de 2014, com o compromisso diário de dar um motivo para seus clientes sorrirem durante o período de um ano.

Confira o videocase abaixo.

Ficha Técnica:

Título: Trip Book Smiles
Agência: FCB Brasil
VPs de Criação: Joanna Monteiro e Max Geraldo
Diretor de criação digital: Pedro Gravena
Diretor Executivo de Criação: Rui Gonçalves Piranda
Criação: André Bittar, Bruno Bueno, Marilu Rodrigues, Eddy Guimarães, Lucas Tristão e Daniel Alves
Mídia: Alexandre Ugadin, Cristina Omura, Monica Oliveira, Rafael Amaral, Aline Lins e Maira Vieira
Atendimento: Mauro Silveira, Lisia Fischer, Marcel Crespin, Samya Anjos, Renata Vidal, Patricia Ferreira, Vinicius Godoy e Nathalia Ribeiro
Planejamento: Rapha Barreto, Luciana Mussato, Cesar Fuster e Juliano Teixeira
Projetos: Lia D’Amico e Suelen Mariano
Tecnologia: Gerson Lupatini e Márcio Bueno
RTV: Charles Nobili, Ricardo Magozo e André Fonseca
Produtora de imagem: Bando
Direção: Bando
Produção: Bando
Montador: Rodrigo Resende e Guilherme Tensol
Produtora de Som: Satélite Áudio
Atendimento: Fernanda Costa e Marina Castilho
Produção de Som: Equipe Satélite
Aprovação do cliente: Leonel Andrade, Bruna Milet, Karina Bernardo, Adriana Kubo

Trip Book

/