SxSW 2015

Let’s talk about money (Rui Piranda)

19.03.15

Billions of dollars. Ouvi estas palavras em quase TODAS AS PALESTRAS. Os EUA são os maiores investidores em inovação. E a questão destes investidores não é (somente) se preparar para o futuro. A questão aqui já é lidar com este hoje extraordinário.

Vamos começar simples, a Evany Thomas, Brand Writer, aumentou substancialmente o interesse pelo Pinterest fazendo testes de imagens e textos (até dos botões de compartilhar). Quando digo teste me refiro a diariamente medir tudo o que o Pinterest usa para interagir com sua rede. A palestra não podia ser mais How to...:Use Your Words - Optimizing Content".

Falando em “How to”, Dave Werner, Senior Experience Designer da Adobe, mostrou na palestra “Make Social Media POP! with Video” como usar sua mais nova invenção: Adobe Premiere Clip. Resultado de um investimento milionário, o foco é qualquer um que goste de produzir vídeos e conteúdos de qualidade.

Milhares de pessoas vem para Austin para pegar conselhos para suas start ups. É uma nova economia. Milhares de empreendedores digitais comparecem ao SxSW atrás de informações e novas ferramentas para suas start ups.

Mas vamos subir o sarrafo. Vamos falar da poderosa indústria do entretenimento. Na palestra “Worlds Without Boundaries: Books, Games, Films”, o escritor James Frey (aquele do filme "Quarto Elemento") e John Hanke (ele é o cara que inventou o Google Earth) se juntaram para criar um livro-jogo-série, chamado Endgame. Aqui você acompanha a história, vê filmes e interage com a série e com todo o público participante (na verdade, você vira um personagem), em qualquer lugar do mundo.

Pense no tamanho do investimento. E pense num filme/jogo planetário que estará sempre no ar. Acha que ainda tá longe da realidade do chão da loja?

Então, compartilho mais uma palestra: “Beyond The Shelf: Power of Intelligent Packaging”. Durante uma hora, Dan Hust, CTO da Resource, apresentou embalagens que se interligam ao digital. Como? Através do seu celular.

Vou falar sobre três exemplos. A embalagem mais “simples”: a Haagen Daz resolveu entreter seus clientes enquanto eles esperam seu sorvete chegar na temperatura certa (não se toma sorvete assim que sai do freezer). Basta você colocar seu celular diante da embalagem e um violinista surge de uma nuvem de frio e começa a tocar. Ele toca até seu sorvete chegar no ponto certo.

Próxima embalagem: saco de carvão que se conecta a um aplicativo que avisa se vai chover ou fazer sol na hora do seu churrasco, dá dicas e receitas também.

E, o show dos rótulos interligados ao big data: em contato com seu celular, acessam sua rede social (a embalagem e o fabricante) passam a saber o seu gênero, país em que você nasceu, a época do ano, seus gostos. E aí, o rótulo aparece na tela do seu celular escrito na sua língua, você pode “folhear” o rótulo digital como se fosse um livro, pode ver receitas com o seu perfil e de acordo com a estação do ano.

Segundo Dan Hust, Mobile e Varejo vão casar e viver juntos para sempre. Vão formar o que ele chama de Phygital. Uma mistura de Físico com Digital que já faz o hoje extraordinário valer cada centavo investido em tecnologia e relacionamento.

Rui Piranda, Diretor Executivo de Criação da FCB Brasil

Leia o texto anterior do Rui Piranda com foco no SxSW aqui.

Rui e o Clubeonline estão no SxSW 2015.

A cobertura é um oferecimento da BorghiLowe, DM9DDB, FCB Brasil e HungryMan.

Leia anterior sobre SxSW aqui.

Nos siga no Instagram: @festivaldoccsp

SxSW 2015