arrow_backVoltar

SxSW 2015

Rasguem o script: as celebridades digitais já sabem o que dizer (Rui Piranda)

18.03.15

"Não me venha dizer o que tenho que falar. Conheço estas pessoas. Você está apenas interessado no meu numero de fãs? Você tem que se interessar pelo meu conteúdo."

Quem disse isso foi Tyler Oakley (de 25 anos) na palestra The Changing Face of Influence, que aconteceu aqui, no SxSW.

Você não o conhece? Pois bem: ele e Bethany Mota (19 anos) são YouTubers, celebridades do mundo digital que juntos somam quase 20 MILHÕES de fãs no YouTube. Deixa eu explicar melhor: segundo a revista TIME, eles são tão formadores de opinião e influentes quanto Barack Obama!

Como disse Bethany, o YouTube é mundial, por isso seus fãs estão em todas as partes do mundo (ela tinha acabado de voltar do Oriente, estava nesta segunda em Austin e foi nesta terça para a Índia).

E o que Tyler e Bethany fazem: vídeos onde falam de moda, de comportamento, de maquiagem, do mundo em que vivem. Falam do que gostam. That’s it. Eles próprios se impressionam com o impacto que os seus conteúdos podem provocar. As marcas já descobriram o caminho que pessoas assim podem abrir.

Mas, diferentes das celebridades que conhecemos, estes jovens só falam das marcas se elas se inserirem em seus contextos. Por exemplo, Bethany está lançando um perfume e uma coleção de roupas para a Aeropostale. Condição: poder compartilhar todo o percurso com sua comunidade. Nada de segredos industriais.

Para desenhar sua coleção, Bethany levou “toda a sua rede” para NY para falar com os designers. Co-creation. Participação. Integridade. Relacionamento. E uma alegria contagiante. Quando perguntaram se um deles já tinha saído de férias, a reposta veio rápida: faço o que gosto, me divirto fazendo, não penso em férias.

O hoje é realmente extraordinário para Tyler e Bethany.

Rui Piranda, Diretor Executivo de Criação da FCB Brasil

Leia o texto anterior do Rui Piranda com foco no SxSW aqui.

O Rui e o Clubeonline estão no SxSW 2015.

A cobertura é um oferecimento da BorghiLowe, DM9DDB, FCB Brasil e HungryMan.

Leia anterior sobre SxSW aqui.

Nos siga no Instagram: @festivaldoccsp

SxSW 2015

/