SxSW 2015

Minecraft é defendido por psicoterapeuta

18.03.15

Quem tem filho, sobrinho, neto ou afilhado sabe muito bem o que é Minecraft. Um game de computador, celular e tablet, todo quadradinho, sem grandes recursos tecnológicos inovadores, quase nenhum apelo visual, mas que consquistou milhares de fãs por todo o mundo.

Estima-se que tenha ultrapassado a casa dos 33 milhões de usuários registrados.

Considerado altamente educativo, o jogo vem sendo bastante estudado por diversos profissionais, já é utilizado como ferramenta em grandes museus, e foi tema de alguns painéis aqui no SxSW.

O psicoterapeuta Mike Langlois, por exemplo, pesquisador de efeitos psicológicos causados pelos games, é um árduo defensor do jogo. Segundo ele, Minecraft nos ensina a prestar mais atenção nas coisas e impulsiona o cooperativismo. "É quase uma terapia", pontuou na sua palestra. "Ele contribui para que os adolescentes se sintam confiantes em relação às suas habilidades e reforça o pensamento de que podemos construir algo melhor em nossa sociedade, se não estivermos satisfeitos com o que vemos por aí", disse.

"Além disso, no jogo, precisamos nos relacionar com outras pessoas e também aprendemos muito com isso: os personagens Zumbis, por exemplo, nos ensinam que devemos abrir mão de relacionamentos que não são bons para nós, ou seja, uma importante lição para a vida", garante.

Para ouvir o áudio completo da palestra, clique no link abaixo.

O Clubeonline está no SxSW 2015.

A cobertura é um oferecimento da BorghiLowe, DM9DDB, FCB Brasil e HungryMan.

Leia anterior sobre o SxSW aqui.

Nos siga no Instagram: @festivaldoccsp

SxSW 2015