Clube Insights

Na TV do Clube, Susan Hoffman e o valor da verdade para as marcas

07.10.20

Uma frase de Aristóteles deu o tom de um debate sobre criatividade, verdade e propósito que contou com Susan Hoffman, chairperson e diretora global de criação da Wieden+Kennedy, em mais uma rodada do projeto Clube Insights, uma realização do Clube de Criação com apoio institucional da Rede Globo. Ela trocou ideias e comentou cases com Felipe Ribeiro, diretor de criação, e Gabriel Marchi, diretor de planejamento, da W+K São Paulo. O encontro já pode ser visto no canal do Clube no YouTube.

Com a frase aristotélica "Plato is dear to me, but dearer still is truth", eles abriram a live com uma pergunta sobre problemas com a justiça. Era uma brincadeira relativa ao fato de Susan ter sido processada pelos Beatles – quer dizer, pela Apple Records, selo criado pela empresa dos Beatles. A companhia moveu uma ação contra a agência pelo uso da música “Revolution” em um filme feito para a Nike em 1987 (foi feito um acordo entre as partes).

Susan, 35 anos de W+K, destacou a importância da verdade na comunicação e da construção de relações de confiança entre agência e cliente. Na live com Felipe e Gabriel, que aconteceu pelo Zoom, foram mostrados alguns trabalhos feitos pela W+K para debater esses temas.

A primeira campanha exibida foi um trabalho bastante recente da W+K São Paulo para o Facebook que focou nos grupos da rede. Parte da comunicação “Somos Mais Juntos” (lançada no ano passado), a nova fase abordou o empoderamento de mulheres, negros e da comunidade LGBTQ. O filme “Coming Out”, embalado pela música homônima famosa na voz de Diana Ross, estreou em setembro e trouxe 15 pessoas que verdadeiramente pertenciam a grupos do Facebook e que se apoiaram umas nas outras em suas trocas feitas na rede (veja o filme mais abaixo).

Outro trabalho ressaltou a importância de ter as vozes ouvidas. Com #CallitCovid19, um filme feito pela W+K de Portland, a agência levou ao ar (via canais digitais) uma resposta contra a discriminação que povos asiáticos vinham enfrentando pelo fato de o novo coronavírus ter se alastrado primeiro pela China. A criação é de um dos grupos de afinidades que a W+K tem na empresa, os asiáticos. Eles formam o Asiancy.

A locução é de uma redatora que pertence ao grupo, contou Susan. O que trouxe muita verdade para a peça. “Isso não é só discriminação sobre a Ásia, mas sobre culturas”, acrescentou.

O case serviu para lembrar de um mantra da agência: é preciso fazer com que todos tenham voz na empresa. Isso quer dizer que é essencial debater ideias com essa diversidade. “Assim você consegue ter mais verdade, que é importante não apenas no nosso trabalho, mas para a nossa cultura também”, esclareceu Susan.

Uma campanha da Sprite, feita dias depois do assassinato de George Floyd, trouxe para a conversa o tema relevância. No filme “Dreams realized”, criada pela agência em Nova York, apontou que os sonhos dos negros norte-americanos importam, seguindo a tônica do movimento Black Lives Matter. “Era importante transmitir essa mensagem. O cliente queria fazer algo”, disse Susan. Mas o fato é que a marca já se relacionava com a comunidade negra. “A mensagem, portanto, era verdadeira e relevante”.

Susan pontuou que é fundamental ter uma boa relação com o cliente para que cases assim surjam. “O cliente deve desafiar a agência. E a agência deve desafiar o cliente”. Isso, na visão dela, é mais importante do que tudo.

Campanhas da Nike também foram mencionadas. De acordo com Susan, a marca empodera as pessoas pelas verdades expressas em sua comunicação. No filme feito com Colin Kaepernick, isso se sobressai de maneira inquestionável. A locução feita por ele transmite também emoção, por ser absolutamente verdadeira a conexão do astro de futebol com o tema. “Até hoje me surpreendo com a coragem da Nike de lidar com os assuntos com os quais precisamos lidar”, emendou.

Tudo isso e muito mais podem ser conferidos na íntegra da entrevista disponível no TVClubedeCriação. Inscreva-se no canal e assista. Leia também matéria anterior, com mais detalhes da carreira de Susan Hoffman.

Prepare sua agenda

Clube Insights prevê 16 rodadas de palestras, entrevistas ou bate-papos, uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, com nomes expressivos do cenário da comunicação nacional e internacional, tendo como força motriz o valor da criatividade.

Nesta semana, tivemos uma pausa. O próximo encontro será no dia 14, com Marcello Serpa  (ex-sócio, presidente e diretor de criação da AlmapBBDO).

Saiba sobre os próximos convidados na landing page do projeto.

E veja como foram as lives anteriores com:
Fabio Fernandes.
Carlos Bayala.