arrow_backVoltar

200 milhões de assinantes

Base da Netflix cresceu 37% no ano da pandemia

20.01.21

Os resultados do quarto trimestre da Netflix vinham sendo aguardados com expectativas pelo mercado. E os números divulgados na terça-feira 19 mostraram aquilo que muitos diziam enquanto escolhiam entre uma série e outra: 2020 foi um bom ano para o streaming.

A base de assinantes da Netflix passou de 200 milhões. Na comparação do quarto trimestre de 2020 com o mesmo período em 2019, a alta foi de 21,9%. Foram acrescidas 8,51 milhões de assinaturas nos três últimos meses do ano. O mercado estimava que seriam 6 milhões.

Os números foram bem recebidos, sobretudo frente ao que tinha sido registrado anteriormente. No terceiro trimestre, foram conquistados somente 2,2 milhões de novos usuários. Mas o fechamento do ano foi positivo. Com o resultado do quarto trimestre, o total de assinantes do serviço chegou a 203,6 milhões. E a projeção de janeiro é de crescimento de 14,7%, acrescentando mais 6 milhões na conta.

receita foi de US$ 6,6 bilhões no quarto trimestre, um aumento de 21,5% sobre o obtido em 2019. No ano, atingiu US$ 25 bilhões (+ 24% no comparativo ano a ano). O lucro operacional de 2020 subiu 76%: US$ 4,6 bilhões.

"Somos imensamente gratos por, nestes tempos desafiadores, termos sido capazes de fornecer aos nossos membros em todo o mundo uma fonte de fuga, conexão e alegria enquanto continuamos a construir nosso negócio", escreveu a Netflix na carta aos acionistas.

Conteúdo

O ano foi de muita competição, como já se sabia. A Netflix comentou isso na carta aos investidores. “O grande crescimento do streaming levou concorrentes como Disney, Warner Media e Discovery para competir conosco de novas maneiras, o que esperávamos há muitos anos”, observou a companhia no documento.

Entre os destaques da plataforma no quarto trimestre estão “The Crown” (vista por mais de 100 milhões de assinantes desde seu lançamento; a série está na quarta temporada, que teve mais views que a anterior); “Bridgerton” (produção de Shonda Rhimes lançada em dezembro e imediatamente catapultada entre os hits do setor); “Tudo Bem no Natal que Vem”, o filme de Leandro Hassum (visto por 26 milhões de famílias/ assinaturas em todo o mundo nos primeiros 28 dias de lançamento); e “Lupin” (na grade em dezembro e visto por 70 milhões de assinantes nos primeiros 28 dias).

Ao longo do ano, O Gambito da Rainha foi a produção campeã. Nos primeiros 28 dias de exibição, foi acompanhada por 62 milhões de famílias, mas seu sucesso foi além da plataforma, gerando movimentos de buscas por xadrez, de compras de produtos a mais interessados nos campeonatos. “Tiger King” também foi um dos sucessos de 2020, sendo o item número 1 no search do Google quando se procurava por “TV show” – o segundo lugar ficou com o Big Brother Brasil.

200 milhões de assinantes

/