arrow_backVoltar

5G

TIM, Claro e Vivo na disputa pelos paulistanos

04.08.22

Quinta cidade a receber o 5G, São Paulo amanheceu nesta quinta-feira, 04, falando de cobertura. A TIM, por exemplo, destaca que oferece a tecnologia em todos os 96 bairros da cidade e essa informação está no centro de sua campanha direcionada para a novidade na capital paulista. A Claro e a Vivo fornecem a quinta geração da internet móvel em parte da metrópole. De todo modo, as operadoras estão reforçando suas vendas para o Dia dos Pais com o lançamento do 5G.

Na TIM, o foco está em difundir que a tecnologia estará disponível para todo consumidor que contar com dispositivos compatíveis com a novidade, independentemente da área na capital paulista. A cobertura envolve 1.150 antenas e mais de mil serão ativadas até o fim de agosto. Nesta quinta, foram ativadas cerca de 800.

Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil, declarou que a operadora realizou em São Paulo “alguns dos testes mais importantes para viabilidade do 5G”. Segundo ele, a empresa quer oferecer “ao consumidor em todas as regiões da cidade o melhor serviço e cobertura, mostrando como a tecnologia pode mudar não só a vida das pessoas, como também do ambiente de negócios”.

O 5G da TIM deve impactar, principalmente, o mercado corporativo, viabilizando o conceito de Indústria 4.0 e a utilização de soluções IoT (Internet das Coisas). Pelo lado do consumidor, a operadora irá fornecer um pacote para os clientes do pós-pago. A partir do dia 18 de agosto, os clientes da empresa vão poder “turbinar” seus planos com mais 50GB de internet. Quem aderir à oferta em até três meses depois do seu lançamento terá gratuidade no uso do pacote por 12 meses.

Esse booster 5G oferece navegação ilimitada na Twitch. O pacote evoluirá, ao longo do ano, com mais conteúdos de jogos eletrônicos e oferta de realidade aumentada e realidade virtual. Uma parceria firmada com a plataforma de cloud gaming AWG Games, permitirá que clientes da montadora joguem títulos como Fortnite e GTA V.

Na parte de comunicação, desenvolvida pela BETC Havas, a TIM investiu em adaptação de campanha feita para o 5G em outras regiões, estrelada por Iza e Marcos Mion. Por aqui, a marca aposta em OOH, com peças em pontos importantes da cidade – como o aeroporto de Congonhas –, na mídia digital e em aparições do vídeo criado para a internet em programas de TV exibidos na capital paulista. A assinatura elaborada para o consumidor paulistano ressalta “O único 5G presente em 100% dos bairros de São Paulo”.

Paulo Esperandio, CMO da operadora, contou que, durante o ano, de 20% a 30% do budget destinado a campanhas deverá estar dedicado ao 5G. Neste mês, com a chegada da tecnologia para São Paulo, a verba está quase em sua totalidade focada na quinta geração. No começo, a estratégia está concentrada em mostrar o tamanho da rede e a alta cobertura. Posteriormente, a comunicação vai trabalhar com um viés de educação do consumidor e depois irá mudar seu foco para produtos e serviços.

Uma das ideias é utilizar também Realidade Aumentada e uma câmera 360º que seria levada a um estádio para mostrar a qualidade da transmissão gerada com o 5G de um jogo de futebol. Experiência semelhante pode ser proporcionada em um evento musical, o que só deve acontecer no final do ano ou início de 2023.

Vivo

A cobertura da Vivo contempla, inicialmente, 54 bairros, mas a empresa está atuando na ampliação para outras regiões. O 5G da companhia está disponível para todos os clientes em São Paulo com celulares equipados para a tecnologia. A Vivo tem 49 modelos compatíveis em seu portfólio. A empresa tem em sua base cerca de três milhões de clientes com celulares para 5G.

Na campanha do Dia dos Pais, a Vivo incentiva os filhos a presentearem os pais com o 5G e itens tech. A comunicação é 360º e tem veiculação em TV aberta, pay TV, jornal, OOH e mídia online. Para engajar ainda mais o público, a marca terá uma ação especial no TikTok com creators que produzirão vídeos curtos mostrando de maneira bem humorada os pais antes e depois de receberem um presente tech da Vivo.

De forma geral, a rede 5G traz benefícios imediatos aos consumidores a partir de uma internet móvel de ultravelocidade, abrindo espaço para as empresas criarem serviços e experiências imersivas, com o uso mais frequente e eficiente de tecnologias de realidade virtual e inteligência artificial. Com a infraestrutura 5G em sua máxima potência, abrimos um mundo de possibilidades para clientes e sociedade em geral”, afirmou, em comunicado, o vice-presidente de marketing e vendas da Vivo, Márcio Fabbris.

Claro

O 5G+ é a marca da Claro para o 5G que utiliza frequência dedicada. Na capital paulista, a companhia está utilizando as faixas de 3,5 GHz (Banda C) e 2,3 GHz. O sinal irradia atualmente em 52 bairros. A cobertura, que irá se expandir gradativamente, pode ser conferida no site da operadora.

A empresa informa que hoje 70% dos aparelhos vendidos pela Claro são compatíveis com o 5G+. A companhia possui cerca de 2,6 milhões de smartphones compatíveis em operação em sua rede.

Aproveitando o lançamento do 5G+ em São Paulo, a Claro montou ofertas exclusivas de aparelhos para as capitais onde as ativações estão acontecendo, que se estendem até o Dia dos Pais.

A disponibilização do 5G+ abre portas para novas discussões; oportunidades em negócios, serviços, comunicações; acelera a digitalização; além de impulsionar a criação de aplicações que irão fazer diferença na vida das pessoas e tornar o dia a dia mais divertido e produtivo. Mas, é só o início. Temos um longo e desafiador caminho pela frente”, comentou José Félix, presidente da Claro.

5G

/