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A volta da DM9

Criativo retorna ao Brasil para ser copresidente

08.06.22

Um dos ícones da criatividade brasileira, a DM9 está de volta. A marca foi resgatada para liderar uma nova agência que nasce da soma das equipes e habilidades de SunsetDDB, TracyLocke e Track. Não apenas a DM9 retorna ao mercado como está de regresso ao Brasil o criativo Icaro Doria, após sete anos nos Estados Unidos (desde que deixou a W+K SP, em 2015). Ele assume como copresidente, ao lado de Pipo Calazans e Thomas Tagliaferro.

A ideia de trazer de volta a DM9 vem sendo alimentada desde outubro, momento em que as empresas do Grupo ABC fazem apresentações dos planos de negócios para o ano seguinte. A proposta foi resgatar essa referência criativa para integrá-la aos serviços já oferecidos pelas empresas absorvidas e, desse modo, preparar a nova DM9 para “um novo mundo, pós-covid-19 (ainda que a pandemia não esteja debelada).

A marca foi “extinta” em dezembro de 2018, com a fusão das agências DM9DDB e Sunset. A união das operações resultou na SunsetDDB (reveja aqui). O nome-ícone deixou, assim, de ser usado, virando memória. Na ocasião, em comunicado, Nizan Guanaes, um dos fundadores do ABC, declarou: “O papel da DM9 na propaganda mundial é patrimônio eterno do Brasil”.

E por que ela volta à ativa? Após mais de dois anos sofrendo os impactos da crise provocada pelo novo coronavírus, estamos numa fase em que as marcas pedem protagonismo, disse Icaro, que é também o CCO da agência.

Trabalhamos numa das indústrias mais dinâmicas do mundo. A DM9 representa esse protagonismo de ideias, que são sofisticadas e populares ao mesmo tempo. Todos nós estamos nos reintroduzindo ao mundo, pensando que comportamentos que adotamos depois da covid vão ficar ou deixar de existir. Este é um momento em que as marcas precisam se manifestar, precisam de um protagonismo muito maior diante de tudo que está acontecendo no mundo”, afirmou o criativo.

Icaro contou ainda que a DM9 é o motivo pelo qual se apaixonou pela profissão (leia aqui um pouco da história dessa marca e suas conquistas). Por isso, retornar ao país para ser um dos líderes da agência e comandar o time criativo desse ícone é a realização de um sonho. Com mais  de 24 anos de experiência, ele tem extensa atuação no mercado norte-americano. Na primeira vez que retornou ao Brasil foi para abrir a W+K em São Paulo, em 2010. Agora, com o relançamento da DM9, ele destacou que a palavra que norteia esta fase é entusiasmo.

Thomas, que é o COO, contou que os clientes estão empolgados com o projeto – há cerca de um mês eles têm se reunido com os executivos das empresas para apresentar a nova agência. “A DM9 vai entregar o melhor em construção de marca, conteúdo, shopper experience, CRM e Loyalty com uma operação ágil e fluida que favoreça os processos criativos”, declarou.

Com uma nova identidade visual, em que os caracteres estão completamente integrados, do “D” ao “9”, a marca reinará sozinha, sem o acréscimo da rede na nomenclatura, como acontecia anteriormente. Mas a DDB dá aval ao projeto. Não houve qualquer empecilho para trazer o nome de volta. Pipo, o CEO da empresa, revelou que este é o maior investimento da rede na América Latina neste ano.

Modelo

Com o mote de ser uma nova agência para um novo mundo, os copresidentes ressaltaram que o modelo é livre de silos. A criatividade é entregue em todos os pontos de contato. Segundo Pipo, a nova DM9 nasce para “transformar interações ordinárias em experiências memoráveis”. “Para que isso aconteça, a criatividade é o grande gatilho. A gente já discutiu muito dados. E isso está dominado. O diferencial está em transformar os dados em criatividade para fazer com que as pessoas se lembrem de algo, comprem, se emocionem e compartilhem. Esse é o papel da criatividade e isso tem de acontecer em toda a jornada”.

A DM9 se reapresenta ao mundo com mais de 250 colaboradores – alguns atuando fora de São Paulo. Na carteira, clientes como Ambev, Banco BV, Burger King, CarePlus, Claro, J&J, JHSF, MRV, Stellantis (Fiat e Jeep), Suzano e Vigor, além de Centauro e Dasa, conquistas recentes.

Estrutura

Hoje, na estrutura da casa, a criação é a área com mais gente, mas há certo equilíbrio entre todos os serviços oferecidos na agência. Os copresidentes informaram que há mais 20 vagas que serão abertas nas próximas semanas.

Uma das novidades da DM9 é uma área chamada Journey Insights, montada a partir de janeiro e que faz sua estreia oficial, bem como a própria agência, nesta quinta-feira, 09. Nesse dia, as redes sociais também assumem a nova identidade.

Uma das preocupações da empresa é fazer com a agência seja reflexo do Brasil. Para isso, estabeleceu uma parceria com a consultoria Indique Uma Preta para que a casa tenha um time com mais representatividade.

As demais lideranças da DM9 são as seguintes (por ordem alfabética): Anita Souza (CBO), Breno Ferreira (VP de experience), Bruno Brambilla (head de data), Catarina Moraes (head de empatia), Daniel Ottoni (VP de criação), Gabriela Mesquita (diretora de operações), Gustavo Aoyagi (diretor de planejamento), Jader Crivelaro (VP de empatia e Journey Insights), Julia Schloenbach (diretora de produção criativa), Lucia Cucci (diretora de mídia), Marcelo Aquilino (VP de mídia), Marcia Aguirre (CSO), Marina Augusto (head de talentos), Michael Issa (CBO), Nina Lucatto (diretora executiva de criação), Sabrina Amadei (diretora de cultura e talentos) e Shirly Cohen (head de conteúdo).

A volta da DM9

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