arrow_backVoltar

Acid Survivors Trust International

Campanha quer mudar leis para venda de ácido no Reino Unido

08.10.18

Patricia Lefranc,  sobrevivente belga de ataque com ácido, está protagonizando uma campanha na qual a ONG Acid Survivors Trust International convida os legisladores na Europa a tratar das crescentes ocorrências de pessoas atingidas com a substância.

O filme (assista abaixo) começa exibindo um retrato de Patricia como ela é hoje, com cicatrizes faciais causadas por um ataque com ácido em 2009.

Em seguida, uma artista aparece pintando o retrato e, lentamente, a imagem se transforma em uma pintura do rosto de Patricia antes do ataque.

"O que vimos no Reino Unido nos últimos três anos é um aumento de aproximadamente 50% no número de ataques registrados. Em 2017, houve 941 ataques em todo o Reino Unido, dos quais aproximadamente 50% dos ataques ocorreram em Londres", declara Jaf Shah, diretor executivo da ASTI.

Rodado pela produtora The Operators Creative, cada pincelada no retrato é projetada para destacar as cicatrizes físicas e emocionais dos sobreviventes de ataque ácido.

Além de aumentar a conscientização, o filme pretende ajudar a mudar a legislação em torno da venda de ácido. "Quantas vítimas ainda terão que ser atacadas antes que seja grave o suficiente para ratificar uma lei para regular a venda de ácido?", questiona Patricia. "Haveria uma rebelião se começássemos a vender armas automáticas nos supermercados. Não devemos subestimar o quão perigoso o ácido pode ser quando usado como arma."

 

Acid Survivors Trust International

/