ACNE. Quanto pior, melhor

por: Anselmo Ramos*

07.04.05

Traktor. Perlorian Brothers. Shynola. Happy. Stylewars. ACNE.
O que aconteceu com os Sedelmaiers? Que fim levaram os Pytkas? O que será dos Budgens?

Parece que a moda de assinar a direção de um comercial com um nome enigmático chegou para ficar.

Você nunca sabe quem exatamente dirigiu o comercial. Foi a entidade? Foram os caras?

Há alguns meses, fiz uma campanha para a Big Brothers Big Sisters of America com a ACNE. Um grupo de suecos com um sentido de humor peculiar e pêlos faciais em abundância.

Depois de semanas de “conference calls” com diversos diretores, recebemos o “director’s treatment” de cada um. Um documento super importante que, junto com a conference call, é fator decisivo na escolha de um diretor. Basicamente, o diretor conta em 3 ou 4 páginas a visão dele do filme. Às vezes mandam fotos ou trechos de filmes como referência.

De todos os director’s treatments, o mais curto, o mais informal e o mais ridículo era o da ACNE.

De todas as conference calls, a da ACNE foi a mais estranha. Não falaram muito mas, quando falaram, acertaram.

Depois de confirmar com a produtora RSA que sueco exatamente ia dirigir os comerciais - o Tomas Skoging - e que comerciais exatamente aquela pessoa já tinha dirigido - uma campanha da ESPN pra Wieden + Kennedy -, resolvemos arriscar.

Foi, como eles dizem por aqui, um “gut feeling”.

Chegamos em Los Angeles alguns dias antes da filmagem pra escolher locações, casting, vestuário e discutir todos os detalhes com a ACNE.
O diretor de fotografia, ou “DP”, foi o Crille Forsberg, também conhecido como “Killah”.

A primeira coisa que ele nos mostrou foi um clipe que ele tinha acabado de fazer pra música “Plug It In”, do Basement Jaxx (vale a pena conferir: traktor.com).

Ter o “Killah” como DP era como ter um segundo diretor. Opinava em tudo e às vezes filmava cenas extras quando o Tomas estava distraído mascando tabaco.

Os dois foram super abertos a todas as nossas idéias. Foi um verdadeiro trabalho em equipe. Tanto que logo na primeria cena o Tomas gritou: “Please, bring your chairs next to me. Let’s direct this as a big family”.

Essa foi apenas uma das inúmeras pérolas que a dupla sueca soltou durante a filmagem. Nós tomamos o cuidado de anotar todas e criar um pequeno panfleto entitulado “ACNE-isms”.

Praticamente co-dirigimos os filmes. Quando nossas sugestões eram boas, eles riam e até pediam pra gente ir lá falar diretamente com os “atores”. Vocês vão entender as aspas logo, logo.

Quando nossas sugestões eram horríveis, eles simplesmente falavam não. E pronto.

As aspas: a ACNE pediu um casting de não-atores. Na pior das hipóteses, atores sem muita experiência.

Os coitados mal leram o roteiro antes de entrar em cena. Pior, eles nunca sabiam quando exatamente estavam em cena.

Os suecos gritavam “action” depois da câmera já estar rodando há cinco minutos. Falavam “cut” e continuavam filmando um tempão. O resultado? O que eles chamam de “golden moments”. Momentos dourados que são absolutamente espontâneos, impossíveis de roteirizar.

Outra técnica hilária frequentemente usada pelo Tomas era começar a berrar com os atores no meio da cena: “Dá uma risada! Pára! Olha pro lado! Olha pra câmera! Pára de atuar! Não faz nada! Eu disse nada!”.
É claro que esse estilo de direção não se aplica a qualquer produto, qualquer roteiro. Não é qualquer cliente que vai entender quando a instrução do diretor para o pessoal do vestuário é “Kmart chic”. (Nota: Kmart é uma loja de departamento super povão, uma Casas Bahia americana). Imagina a cara do atendimento quando o Tomas gritava “The worse, the better”!

Quem quiser saber mais sobre a ACNE pode clicar no site da produtora RSA, rsafilms.co.uk, ou no site da própria ACNE, acne.se. Além de diretores, eles também funcionam como agência e têm até uma marca de roupa, ACNE Action Jeans (no site tem ainda um link pra uma câmera sueca 16 milímetros chamada A-CAM Super 16 que é uma gracinha, ikonoskop.se).

Depois de filmar com a ACNE, ficou claro quem dirige os filmes por trás do nome enigmático. Todo mundo. O diretor, o DP, a agência e até o cliente.

Ficou claro também porque os suecos estão na moda aqui nos Estados Unidos. Porque a Traktor resolveu mudar a produtora inteira e suas respectivas famílias, de uma vez só, de Estocolmo para Los Angeles. Porque o Linus Karlsson e o Paul Malmstrom passaram pela Fallon Mineapólis e terminaram como diretores de criação da Mother New York. E porque a ACNE já está filmando com as melhores agências americanas.

Para os suecos, propaganda é que nem sexo. Eles não têm medo de experimentar.

PS: Pedi pro Tomas Skoging responder 3 perguntinhas especialmente pro Clubeonline. Aí vai.

1. Qual é a filosofia da ACNE?
Tomas: Se divertir o máximo possível. “Film = Fun”.

2. Por que os suecos estão fazendo tanto sucesso criativamente?
T: Nós encaramos o humor seriamente. Quando você tenta agir de uma maneira engraçada geralmente não fica engraçado. Mas se você trata o humor de uma maneira séria, aí sim fica engraçado. Temos um sentido de anti-humor. Nunca tentamos parecer inteligentes ou “cool”. É importante sempre escutar seu coração e sentir o que é engraçado e o que não é. Não existe uma saída fácil. A verdade é que trabalhamos duro. Somos profissionais. Mas nunca levamos muito a sério o que fazemos.

3. Algum recado para a comunidade publicitária brasileira?
T: Nós temos um novo atacante. Zlatan Ibrahimovich. Pode esquecer a Copa da Alemanha, em 2006...

Obs: Veja dois filmes da campanha de Big Brothers Big Sisters of America na seção NOVO!, categoria TV/Cinema, aqui no Clubeonline)

*Anselmo Ramos é redator da Lowe New York
anselmo.ramos@loweworldwide.com