arrow_backVoltar

AfroReggae e JWT

Comunidades vão aparecer nos mapas digitais

11.12.13


Mais de mil comunidades no Rio de Janeiro vivem numa situação de "invisibilidade digital". Elas aparecem nas plantas digitais metropolitanas apenas como um espaço em branco.



Com o objetivo de mudar esse cenário, o grupo cultural AfroReggae anuncia o lançamento do projeto "Tá no Mapa!" (assista ao filme que apresenta a iniciativa, abaixo), um conjunto de ações que permite a identificação destes locais, destacando pontos comerciais e de serviços, de modo que esses lugares passem a ser vistos na internet. 



A comunidade Parada de Lucas, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, com cerca de 20 mil moradores, é a primeira a ter o projeto digital implementado. O objetivo é que ele seja expandido para outras comunidades e também para áreas de cidades brasileiras que hoje não têm reconhecimento oficial.



A ideia é que o projeto ajude no crescimento do mercado local e ao acesso aos serviços públicos. Sem fazer parte do mapa da cidade, cidadãos que vivem nestes lugares têm dificuldade de contar com direitos como saneamento, energia elétrica, água, entre outros. "O muro que separa a favela da cidade também é digital. Só que esse, a gente vai quebrar", diz o narrador do vídeo que apresenta a iniciativa.



"Nossa vocação sempre foi a de dar condições de uma vida nova para as crianças das comunidades em que atuamos. Pode parecer pouco para quem já acha banal a relação com as redes sociais e com a web. Mas para essas crianças, isso significa um resgate de identidade. Elas não crescerão à margem deste novo mundo", defende José Júnior, coordenador executivo e líder do AfroReggae.



No desenvolvimento do "Tá no Mapa!" foram envolvidas diretamente sete pessoas do AfroReggae, 10 profissionais da JWT, três funcionários da Rax Consultoria, 20 alunos do curso de capacitação digital da instituição - chamado de 8ao80 - e moradores da comunidade.



A visibilidade da comunidade na web foi possível com a participação dos times dos parceiros Digibase, Maplink e Fillet. Os jovens da comunidade foram responsáveis por toda marcação e detalhamento dos pontos de interesse, como comércios, serviços, praças e igrejas, entre outros.





Ficha Técnica:



AGENCIA: JWT

TÍTULO: Tá no Mapa

ANUNCIANTE: Afroreggae

CHIEF CREATIVE OFFICER: Ricardo John

CHIEF INTEGRATION OFFICER: Mauro Cavalletti

HEAD OF ART: Fabio Simões

REDATORES: Sleyman Khodor, Paulo Amaral, Helio Marques

DIRETORES DE ARTE: Lucas Reis, Henry Kage, Fernanda Sousa, Vitor Veras

DIRETORA DE RTV: Marcia Lacaze

PRODUTORA RTV: Paula Ferrari

FOTOGRAFIA: Regis Fernandez

PRODUTORA DE FILME: Nitro B

DIRETOR: Gabriel Gemenez

PRODUTORA DE SOM: S de Samba

LOCUÇAO: Simoninha

MÍDIA: Maira Toledo, Elaine Endo

HEAD DE PLANEJAMENTO: Fernand Alphen

GERENTE DE PROJETOS: Hesli Carvalho

DIGITAL PRODUCER: Rodrigo Alberini

USER EXPERIENCE: Mayra Sasso, Carolina Tod

APROVAÇÃO DO CLIENTE: Afroreggae

OUTROS CRÉDITOS: Maplink, Fillet, Digibase 



Valéria Campos


AfroReggae e JWT

/