Apesar de investimento menor em marketing

P&G tem melhor resultado trimestral em 5 anos

22.10.18

A Procter & Gamble Co. registrou seu mais forte crescimento orgânico de vendas em cinco anos no último trimestre, apesar de ter investido 6% menos em marketing, auxiliada, em parte, por sinais de que a Gillette está vencendo a rival online Dollar Shave Club.

As vendas da P&G para o primeiro trimestre fiscal (que terminaram em 30 de setembro) atingiram US$ 16,7 bilhões, um aumento de 4%. Analistas da Factset esperavam um crescimento de apenas 1,6%.

A contínua pressão sobre os custos de mídia, agência, produção e a redução de pessoal geraram aproximadamente a mesma economia de US$ 130 milhões do último trimestre.

As despesas gerais de marketing da P&G caíram 6% em relação ao ano anterior, segundo o diretor financeiro Jon Moeller.

O aumento de 4% nas vendas orgânicas na área de cuidados pessoais (principalmente Gillette), incluindo 10% nos EUA, foi particularmente surpreendente, segundo a companhia. As vendas online, particularmente do Gillette Shave Club, fizeram uma "grande diferença".

"Estamos vendo um crescimento significativo nos usuários do Gillette Shave Club", disse Moeller, "e acreditamos que, com base nos dados que temos, somos os únicos em crescimento de usuários nos EUA".

A concorrente Unilever registrou 3,8% de crescimento de vendas orgânicas no último trimestre, semelhante à P&G. As vendas orgânicas da Johnson & Johnson Consumer cresceram 6,1% no trimestre.

Com AdAge.

Apesar de investimento menor em marketing