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BBB 21

Recordes de audiência e anunciantes + ganhos e perdas de seguidores

24.02.21

O BBB 21 vai fazendo história. Logo na estreia, no dia 25 de janeiro, a audiência foi melhor do que a da abertura da edição anterior, o que sugeria que neste ano os números poderiam ser melhores (leia aqui). O quarto paredão do BBB 21, porém, veio para quebrar recordes. Um deles sobre rejeição de participante. Outro, sobre audiência.

O episódio em que a rapper Karol Conká é eliminada com a marca de 99,17% - que superou a do comediante Nego Di, de 98,76%, no terceiro paredão do BBB 21, até então o maior índice de rejeição na história do reality no Brasil -, foi o mais assistido nos últimos dez anos. Dados do Kantar Media Ibope, revelados pelo colunista Fefito, no UOL, nesta quarta-feira, 24, indicaram média de 37,7 pontos com pico de 39,9 (veja aqui). A final do BBB 20 havia registrado 34,2 pontos.

O Clubeonline solicitou os dados de audiência do episódio para a Globo. Até o fechamento da nota não foram enviados à redação. Assim que chegarem, atualizaremos as informações.

O “Mais Você”, onde os eliminados sempre vão parar no dia seguinte à saída da casa, também se destacou. O programa de Ana Maria Braga obteve sua maior audiência desde a edição em que se fez homenagem a Tom Veiga (Louro José). Os números prévios do Ibope, também revelados por Fefito (aqui), apontaram média de 14 pontos, com picos de 15.

Redes

Espécie de termômetro de realities, o Twitter tem andado acelerado com a edição atual do BBB. Entre memes, polêmicas e teorias da conspiração, um dos assuntos que entram na pauta dos usuários é o número de seguidores dos participantes do chamado “gabinete do ódio” versus o de seguidores do ex-G4, atual G3. O primeiro foi formado pelo rapper Projota, por Karol Conká, Nego Di, pela psicóloga Lumena e pelo crossfiteiro Arthur, com a participação ainda da funkeira Pocah, que alterna momentos com outro time, o dos neutros.

Como se fosse um embate de Davi e Golias, os usuários da rede celebram constantemente a queda de seguidores do “gabinete”. Porém, logo após a eliminação de Karol Conká, surgiram comentários sobre a rápida e inesperada retomada de números no perfil da cantora no Instagram. Pouco depois do episódio desta terça-feira, 23, a rapper contabilizava 1,2 milhão de seguidores, de acordo com o MonitorarBR, que coleta dados do Instagram, Facebook e Twitter. Pelas contas da empresa, ela perdeu, durante o programa, 483 mil seguidores. No início da noite desta quarta-feira, porém, o Instagram apontava 1,4 milhão de pessoas inscritas no perfil de Karol. Nas redes, novas especulações: seguidores teriam sido comprados? Não é possível afirmar.

Entre os usuários do Twitter, muito se comentou sobre o "Rede BBB", apresentado por Ana Clara, não ter informado os dados do Instagram para a cantora na entrevista ao vivo. Isso seria uma forma de disfarçar o tamanho do tombo até aquela hora.

No G3, constituído pela advogada Juliette Freire, pela consultora de marketing digital Sarah Andrade, e pelo economista Gilberto Nogueira, os números estão em alta: 10,8 milhões, 8,1 milhões e 6,3 milhões, respectivamente. Fazia parte do grupo o ator Lucas Penteado, que se retirou do reality após desavenças e perseguições na casa - que geraram muita repercussão junto ao público. Hoje, ele soma 9,7 milhões de inscritos em seu perfil no Instagram.

Outra teoria conspiratória da rede se referiu ao longo intervalo passado entre a revelação dos votos de Conka e a entrevista feita por Tiago Leifert já no estúdio do BBB. A tese que muitos divulgaram girava, mais uma vez, em torno de uma suposta blindagem sobre a cantora.

O que estava nítido, entretanto, era o interesse das marcas em surfar na audiência do episódio em questão. Segundo a coluna de Fefito, foi aberto mais um intervalo para acomodar anunciantes. O que também se repetiu com o programa de Ana Maria Braga.

Em relação ao número de patrocinadores, esta edição é a mais recheada, em comparação às anteriores. O BBB 21 tem oito marcas no programa, contra seis das demais edições.

Elas se dividem assim:
Cota Big
Americanas
Pic Pay
Avon

Cota Anjo
C&A
Amstel
Seara
McDonald's
P&G

Cota Mercado: Americanas.
Cota Meios de Pagamento: PicPay.

BBB 21

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