arrow_backVoltar

Black Friday 2021

64% dos brasileiros pretendem ir às compras

28.10.21

O Google divulgou nesta quinta-feira, 28, uma pesquisa encomendada à Ipsos com dados sobre a Black Friday deste ano. O estudo aponta que 64% dos brasileiros têm intenção de comprar na data (que será em 26 de novembro).

Nesta temporada, a expectativa da companhia é por um consumidor transformado após quase dois anos de pandemia, mas também esperançoso pela possibilidade de retomar a vida na rua e voltar a ter encontros sociais, avalia Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o varejo do Google Brasil.A data neste ano não será uma reedição de 2020 e nem uma retomada de 2019, mas sim um recomeço, pois representa a inauguração de uma nova fase, um novo jeito de comprar.”

A pesquisa, que ouviu 500 pessoas, identificou dois perfis distintos de consumidor: um mais cauteloso (44% dos entrevistados), e um mais aberto, com 56%.

O cauteloso é aquele que se desconecta da data se não tiver um motivo para comprar ou se não for impactado por promoções. Deles, 25% estão economizando para necessidades futuras e 19% só pretendem fazer alguma aquisição se encontrarem um ótimo desconto.

Devido ao cenário econômico desafiador deste ano, estratégias para Black Friday terão o papel de viabilizar as compras para consumidores com o bolso mais apertado. Uma pesquisa online feita pelo Google, com mil consumidores, mostrou que 31% dos entrevistados declararam que os varejistas podem ajudar os compradores oferecendo grandes descontos e preços muito baixos. Para 20%, serão as possibilidades de parcelamento que vão levar às compras. Para 16%, serão os descontos progressivos.

No caso do consumidor mais aberto para a data neste ano, 37% estão economizando para comprar com desconto, 13% querem adquirir muitas coisas por terem sido mais comedidos em 2020, e 6% vão aproveitar para comprar mais presentes.

Outro dado do estudo da Ipsos relativos aos mais dispostos a comprar é que 71% acreditam que sua situação financeira vai melhorar até o final do ano – entre os cautelosos, esse índice é de 56%. Para os mais abertos ao consumo, a Black Friday já começou e 42% deles estão pesquisando e esperando por ótimas promoções.

Sob a ótica do varejista, o desafio desse consumidor é outro. Ele não precisa ser convencido a comprar, e sim ser convencido a comprar em determinada loja. A disputa acaba sendo mostrar qual a melhor opção dentre as diversas opções disponíveis.

O que os brasileiros querem comprar

A pesquisa do Google encomendada à Ipsos revela que vestuário e celulares estão entre as categorias que os brasileiros pretendem comprar durante a Black Friday 2021.

Os principais insights são:

Vestuário (62%)
Celulares (40%)
Livros e Papelaria (38%)
Calçados (33%)
Cuidado pessoal (27%)
Computadores (26%)
Comidas (23%)
Móveis (19%)
Eletroportáteis (17%)
TVs (16%)

Em relação a serviços, destaque para passagens aéreas e hotéis com 12% de intenção durante a Black Friday.

Black Friday 2021

/