arrow_backVoltar

Upfront 2022

Globo: de 70 anos de novelas à paixão por realities

28.10.21

Em 2022 muita coisa vai acontecer: eleições (em outubro), Copa do Catar (entre 22 de novembro e 18 de dezembro) e a toda a comemoração dos 70 anos de novelas no Brasil, que se iniciam no próximo mês de dezembro. Esse pode ser um resumo do que a Globo vem preparando para ano que vem.

Na apresentação que fez ao mercado na noite de quinta-feira, 28, o Upfront 2022, a empresa falou de seu ecossistema multiplataforma e de sua campanha, marcada pela frase “Você onde você quiser. A ideia é destacar a amplitude da presença da marca, que está na TV aberta, na TV paga, no streaming, em suas plataformas digitais e até além de suas propriedades.

Somos muito mais do que nosso ecossistema”, disse Manzar Feres, diretora de negócios em publicidade da Globo. O exemplo que ela deu para ilustrar isso foi o BBB, que poderia ser uma rede social inteira.

Depois de mostrar que a música vem aí, com seus festivais em 2022 – com o Lollapalooza Brasil, que anunciou nesta quinta-feira seu line-up completo para a edição em março, e o Rock in Rio, em setembro -, o Upfront deu palco para os realities. O formato se tornou uma mania nacional.

Um dos destaques do gênero foi o programa “Túnel do Amor”, em que 10 duplas de amigos vão tentar descobrir o amor isolados em duas casas. Ele será exibido no Multishow e terá comando de Marcos Mion. As ex-BBBs Ana Clara e Camilla de Lucas se juntaram ao apresentador na hora de dar detalhes sobre a atração. O cenário de uma das casas foi exibido ao público do encontro.

Na sequência, Fabio Porchat recebeu Tadeu Schmidt, que trocou recentemente o Fantástico pelo Big Brother. A edição do ano que vem terá início em 17 de janeiro. O Upfront apresentou alguns números da edição anterior, uma recordista de audiência.

O BBB21 atraiu 163 milhões de pessoas, sendo que 40 milhões acompanharam a atração todos os dias. Antes deste ano, o programa já era um sucesso, mas novos marcos foram estabelecidos na última edição, como 3,6 milhões de votos dados por minuto.

Pelo lado do futebol e dos esportes, a Globo deixou evidente que existirão muitas oportunidades comerciais atreladas a essa programação, com conteúdo dedicado desde às modalidades mais tradicionais como também para as “novatas olímpicas”, como o skate. Numa brincadeira com o público, anunciou-se que as cotas da Copa ainda não foram para o mercado. Nesta sexta-feira, 29, a empresa apresenta, no segundo capítulo do Upfront, com o que está sendo preparado em termos comerciais para 2022.

Outro ponto importante da programação no ano que vem é o jornalismo. William Bonner, Maria Beltrão, Leilane Neubarth, Maju Coutinho e Guga Chacra comentaram os desafios que os profissionais da casa enfrentarão com a sequência da cobertura da pandemia, afinal ainda há muito para acompanhar a respeito da covi-19. E, claro, as eleições gerais em 2022 serão o grande tema do ano (o pleito será para definir presidente, governador, Congresso Nacional, Assembleia Legislativa).

Todos os jornalistas que participaram do evento têm claro que as fake news são uma ameaça concreta de desinformação. “Nossa missão é informar”, disse Bonner. Ao que completou: “Toda nossa capacidade está focada na prestação de serviço para a democracia brasileira”.

Paixão antiga

Sete décadas de novelas estão sendo celebradas em dezembro. Como se isso fosse pouco, o setor ainda comemora a retomada das gravações. Com a pandemia, as produções ficaram paralisadas e a TV recorreu a reprises. Mais recentemente, porém os estúdios voltaram a receber equipes para gravar capítulos. Cauã Raymond lembrou que “Um lugar ao sol”, em que atua, é a primeira novela a ser gravada inteira desde a quarentena. Ela estreia logo mais, em 08 de novembro.

Em seu lugar, possivelmente em outubro, deve estrear o remake de “Pantanal”, novela de Benedito Ruy Barbosa. Dira Paes, uma das atrizes do elenco, comentou que a produção pode falar sobre meio-ambiente. “O pantanal é um bioma apaixonante”, afirmou, acrescentando como está sendo festejada por todo o time artístico a retomada das novelas.

Um vídeo, com narração de Fernanda Montenegro e Tony Ramos, mostrou a importância do gênero para o brasileiro. Agora a novela ganha novos capítulos, frescos. Porém, os títulos do passado, que ajudaram o público a enfrentar os dias de isolamento por causa da covid-19, também são celebrados, alimentando a programação do canal Viva.

Upfront 2022

/