arrow_backVoltar

Black Salary Friday

LBTM foca na desigualdade racial

20.11.18

No Brasil, um profissional negro recebe em média 47% menos que um branco, exercendo a mesma função, segundo dados do Ministério do Trabalho. Para denunciar esta desigualdade, o ID_BR (Instituto Identidades do Brasil) apresenta uma “promoção fictícia”, criada pela Leo Burnett Tailor Made: a Black Salary Friday, que oferece "descontos" de 47% no salário de profissionais.

A iniciativa faz referência à Black Friday, comemorada nesta sexta-feira (23), e é composta por peças para mídia digital e estratégia para social media, protagonizadas por "celebridades" como o rapper Thaíde, a atriz Maria Gal e o cantor Jairzinho.

Nos banners, o texto procura instigar o público: "Black Salary Friday. Contrate um profissional para sua empresa com 47% de desconto". Ao clicar nas peças, a pessoa é direcionada ao site www.blacksalaryfriday.com.br. Lá, um filme (assista abaixo) explica que a promoção fictícia é baseada num fato real: a diferença salarial entre negros e brancos. O conteúdo convida ainda o internauta a visitar o site da ID_BR.

"Apesar do crescimento em qualificação, a população negra com mesmo nível de estudo ainda recebe bem menos. Nossa intenção é acabar com esse abismo e com as barreiras subjetivas, como o racismo, e alertar as pessoas, principalmente os empregadores, que é preciso continuar considerando a desigualdade racial um problema, buscando soluções para enfrentá-lo", pondera Luana Génot, diretora executiva do ID_BR.

Ficha Técnica:

Agência: Leo Burnett Tailor Made
Título: Black Salary Friday
Produto: Institucional
Campanha: Black Salary Friday
Anunciante: Instituto Identidades do Brasil ( ID_BR )

CCO: Marcelo Reis
VP/ECD: Wilson Mateos
Redatores: Renato Ramalho, Rafael Fagundes, Fábio Nagano e Filipe Médici.
Diretores de Arte: André Rival, Claudio Junior, Marcela Jardini e Breno Balbino.
Atendimento: Fabio Brito e Caio Rosario
Mídia: Andrea Hirata, Ana Claudia Rosati, Teresa Urbano e Nathalia Linari.
Planejamento: Tiago Lara, Daniel Dante, Richard Neuman e Pedro Lucio.
Projetos digitais/ Conteúdo: Denis Gustavo, Pedro Rais, Katia Rosa, Andreza Aguiar, Cirilo Dias
Diretora de Produção Integrada: Maria Fernanda Moura
RTV: Carol Araújo
Edição / Montagem: Matheus Basílio
Aprovação: Luana Génot (ID_BR).

Produtora digital (site e peças de mídia on-line): Estúdio Santa Fé
Produtora de som: S de Samba
Produção musical:  Rafael Silvestrini/ Raphael Mancini/ Pedro Caldas/ Rodrigo
Monteiro/ Tiago Game
Finalização de Áudio: Antônio Arruda, Eduardo Barbosa
Atendimento Produtora de Som:  Meg Ribeiro
Locução: João (Joãoponês) Baptista

Black Salary Friday

/