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Brandcast

YouTube: Originals, aumento de consumo de vídeo na web e prêmio

25.09.19

Na quinta edição do evento Brandcast, em que apresenta novidades e números, o YouTube fez serviço completo, unindo entretenimento e negócios com projetos inéditos e com a demonstração de sua força como plataforma de vídeo no país que adora telas. A pesquisa Video Viewers revelou que o consumo de vídeo na web aumentou 165% nos últimos cinco anos. O de TV cresceu 24% no mesmo período.

Encomendado pelo Google e realizado pela Provokers, o estudo faz um mergulho sobre hábitos de consumo de vídeo no país. Nesta edição, a sexta, mostrou que, quando se pergunta onde os brasileiros mais assistiram a vídeos, o YouTube obteve a maior participação no cada vez mais variado campo de opções ofertados ao consumidor, com 18% de share. No ano passado, a plataforma havia ficado em segundo lugar, atrás da Globo. Desta vez, os papéis se inverteram. Pelos dados atuais, o canal detém 15% de participação (relembre aqui).

Outro resultado da pesquisa aponta que 9% dos brasileiros já não acompanham a programação da TV. Mas o fato é que as emissoras ainda estão entre os meios preferidos de consumir esse tipo de conteúdo. Em terceiro lugar, na lista dos meios em que mais se assistiu a vídeos, ficou o Facebook (7%), seguido por SBT, Record e Instagram (os três com 6% das respostas). Na sequência, estão Netflix (5%), WhatsApp e Band (ambos com 4%).

Originais do YouTube

Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, apresentou dados da pesquisa à plateia do Brandcast, composta por lideranças do mercado de comunicação e criadores famosos da plataforma. E revelou, durante o evento, que aconteceu no final da terça-feira 24, a primeira leva de projetos de conteúdo desenvolvidos sob o  selo YouTube Originals.

O formato representa um investimento da empresa em atrações exibidas na plataforma com produção mais elaborada e com amplo suporte de marketing. Já foram lançados nos mundo cerca de 50 shows, presentes em 14 mercados diferentes. O Brasil ainda não fazia parte dessa estratégia, mas agora dá o pontapé inicial nessa área com Whindersson Nunes.

No dia 3 de outubro, estreia “Whindersson - Próxima Parada”, em que o dono do segundo maior canal do país (com mais de 37 milhões de inscritos) viaja para diferentes países procurando brasileiros. A série é composta de oito episódios. Há mais cinco shows a caminho, estes com os criadores Nathalia Arcuri, Porta dos Fundos, Desimpedidos e Manual do Mundo e com a produtora Los Bragas. Os canais Porta dos Fundos e Desimpedidos vão apresentar realities, procurando um novo humorista para o elenco (“O Novo Futuro Ex-Ator do Porta”) e contando como um dos apresentadores vai tentar realizar seu sonho de infância: ser um jogador de futebol profissional ("Fred Be a Pro").

Prêmio para criatividade e eficiência

Outra novidade apresentada nesta terça-feira foi a primeira edição do YouTube Works Awards, que vai premiar as campanhas mais criativas e eficientes veiculadas na plataforma. Ele deverá acontecer no primeiro semestre de 2020. As inscrições serão abertas no final deste ano.

O YouTube Works Awards é realizado em colaboração com a Kantar. Ele já acontece em três lugares: Estados Unidos, Canadá e Grã-Bretanha. No Brasil, serão sete categorias em disputa:
Data Driven Insight - Cases que demonstram habilidade em utilizar insights
provenientes de Google Data;
Best Work With Creators - Melhor caso de uso de criadores na campanha para
atingir resultados de negócio;
Buzzworthy - Campanha que teve grande repercussão além da plataforma;
Creative Effectiveness - Melhor trabalho criativo e eficiente;
Media Strategy - Melhor estratégia de mídia;
Best at leveraging YouTube - Grand Play  (o equivalente ao Titanium do Cannes Lions) - Campanha que conseguiu aproveitar o que o YouTube oferece de melhor em uma campanha criativa, disruptiva e com resultados de negócio comprovados;
Visibility & Inclusion - Casos que colocaram grupos normalmente
negligenciados pela indústria e que a partir disso geraram discussão sobre temas
necessários.

O júri já foi escolhido. São jurados Anselmo Ramos (Fundador - Gut), Elio Silva (Diretor de Marketing - Riachuelo), Ezra Geld (CSO - JWT), Guilhermo Bressane (Diretor de Marketing - Itaú), Ilca Sierra (Diretora de Marketing da Via Varejo), João Branco (Diretor de Marketing - McDonalds), Keka Morelle (CCO - Wunderman Thompson), Marina Daineze (Diretora de Imagem e Comunicação da VIVO), Poliana Souza (Diretora de Marketing - Coca-Cola), Renata Bokel (CSO - WMcCann), Ricardo Dias (Diretor de Marketing - Ambev), Sergio Gordilho (CCO - Africa) e Stella Brant (Diretora de Marketing - 99).

Grandes narrativas

O olhar sobre o comportamento do consumidor é um cuidado que o Google e o YouTube tomam há tempos. A análise permite identificar grupos, temas, tendências e, assim, oferecer a marcas mais oportunidades de dialogar com diferentes públicos na plataforma, como explica Nathalia Iervolino, diretora de produtos e soluções para vídeos do Google.

O YouTube acaba de desenvolver novas propostas seguindo essa estratégia e elaborou “grandes narrativas”, que são áreas temáticas, que têm sido muito procuradas pelos brasileiros. As narrativas estão embaladas em projetos conduzidos por criadores. As marcas podem patrocinar atividades, propostas ou estudar outras maneiras de se aproximar dos targets de cada área.

São estas as narrativas:

1. Real oficial - Esta narrativa espelha uma busca por “aquilo que é de verdade”. Em um mundo cheio de edições, as pessoas procuram por informações que mostrem como algo funciona realmente, como é de fato um produto. A proposta é suportada por um projeto, o Summer Collab, que reúne cinco youtubers e que deve acontecer entre dezembro e fevereiro;
2. Esportes - No ano dos Jogos do Japão (2020), essa narrativa irá procurar mais conexões entre Brasil e Japão. Haverá parcerias com youtubers brasileiros que já falam sobre o país ou com youtubers que moram lá. Como a Olimpíada terá mais de 60% da programação sendo transmitida entre 22h e 7h no Brasil, uma das novidades desta proposta é a organização de morning shows, com memes, comentários ou outros conteúdos relacionados com as competições do dia. Outra ideia é a criação de uma minissérie que alie esporte e entretenimento. E há também a possibilidade de ter vídeos que expliquem as modalidades esportivas que fazem parte dos Jogos. Os projetos desta narrativa começam a ser deflagrados em janeiro.
3. Futebol - O consumo de conteúdo relacionado a futebol vem crescendo muito. Já havia bastante diversidade de ângulos sobre o esporte, mas crescem os vídeos de viés jornalístico, com conversas com jogadores.
4. Cultura - Área considerada coração do Google, esta narrativa tem subdivisões. Periferia é uma delas e tem Kondzilla como canal. Pride reúne o conteúdo voltado para a comunidade LGBTQA, que conta com três objetivos: dar visibilidade, incentivar o debate e promover a representatividade. Uma das propostas é a transmissão da Parada LGBTQA. Será o terceiro ano consecutivo que o YouTube dará apoio ao evento. Serão oito canais com transmissão simultânea da Parada. Outra subdivisão é Black Power, que procura representar a população negra. Cinco canais devem receber convidados para discutir os temas e as vivências do público.

Essas narrativas serão apresentadas a anunciantes e agências em sessões exclusivas de insights no Google. As análises dos comportamentos de quem consome os vídeos e buscam temas são ricas para projetos que visem engajamento do público com a marca.

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