arrow_backVoltar

BrandZ

As marcas mundiais + valiosas

15.06.22

A Apple encabeça o ranking de 2022 das "Marcas Mundiais Mais Valiosas", elaborado pelo Kantar BrandZ.

Segundo o estudo, a líder está a "caminho de tornar-se a primeira marca de trilhões de dólares" - atualmente, a marca Apple vale US$ 947,1 bilhões.

O valor combinado das 100 marcas globais mais valiosas aumentou em 23%, atingindo o patamar de US$ 8,7 trilhões em 2021.

O Google aparece na segunda colocação na lista e é uma das marcas que registra "crescimento mais rápido", de acordo com o levantamento, com um incremento de 79%, chegando a US$ 819,6 bilhões.

Mercado Livre, que estreia no ranking esse ano, é a única marca latino-americana entre as 100 mais valiosas e é a primeira da Argentina a chegar à lista desde sua criação, em 2006. A marca aparece na 71ª posição, com um valor de US$ 29,916 milhões.

Outras marcas que estreiam no ranking esse ano são a Aramco, companhia de energia e produtos químicos, que já apareceu em 16º lugar e a Infosys, empresa indiana de serviços de TI e consultoria, que chegou na 64ª posição. 

Entre outros destaques, a Louis Vuitton (US$ 124,3 bilhões) é a primeira marca de luxo a alcançar as 10 maiores globais, na 10ª posição. Foi um crescimento de 64% no valor da marca esse ano. Trata-se da primeira europeia a chegar às 10 maiores globais desde 2010.

Confira abaixo as 10 marcas mundiais mais valiosas, segundo Kantar BrandZ de 2022:

Posição 2022 Mudança na classificação Marca País de origem Valor da marca em 2022 (US$ mi) Valor da marca em 2021 (US$ mi) % de mudança do valor da marca 2022 vs. 2021

1 1 Apple Estados Unidos 947.062 611.997 55%

2 1 Google Estados Unidos 819.573 457.998 79%

3 -2 Amazon Estados Unidos 705.646 683.852 3%

4 0 Microsoft Estados Unidos 611.460 410.271 49%

5 0 Tencent China 214.023 240.931 -11%

6 3 McDonald's Estados Unidos 196.526 154.921 27%

7 1 Visa Estados Unidos 191.032 191.285 0%

8 -2 Facebook Estados Unidos 186.421 226.744 -18%

9 -2 Alibaba China 169.966 196.912 -14%

10 11 Louis Vuitton França 124.273 75.730 64%

Abaixo, espie as marcas líderes por categoria:

Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2022 Posição 2022 Categoria Marca País de origem Valor da marca em 2022 (US$ mi) Valor da marca em 2021 (US$ mi) Mudança de valor da marca

1 Bebidas alcoólicas Moutai China 103.380 109.330 -5%

1 Vestuário Nike Estados Unidos 109.601 83.709 31%

1 Serviços Bancários Wells Fargo Estados Unidos 43.052 27.995 54%

1 Soluções de Negócios e Provedores de Tecnologia Microsoft Estados Unidos 611.460 410.271 49%

1 Automóveis Tesla Estados Unidos 75.933 42.606 78%

1 Tecnologia ao Consumidor Apple Estados Unidos 947.062 611.997 55%

1 Fast Food McDonald's Estados Unidos 196.526 154.921 27%

1 Comida e Bebidas Coca-Cola Estados Unidos 89.985 80.484 12%

1 Artigos de Luxo Louis Vuitton França 124.273 75.730 64%

1 Mídia e Entretenimento Google Estados Unidos 766.779 N/A N/A

1 Cuidados Pessoais L'Oréal Paris França 47.480 38.309 24%

1 Varejo Amazon Estados Unidos 281.695 N/A N/A

1 Provedores de Telecom Verizon Estados Unidos 101.962 101.943 0%

*No Varejo, o valor da Amazon inclui somente seus negócios de varejo. Para Mídia e Entretenimento, o Google inclui os serviços e produtos da marca Google, exceto o Google Cloud.

Leia anterior, sobre as marcas mais valiosas do Brasil, segundo o BrandZ, aqui.

BrandZ

/