Cannes Lions 2013

Ouro do Brasil em Direct foi unanimidade. Salem avalia GP

17.06.13

A decisão do júri da categoria de Direct foi unânime em dar ouro para a ação brasileira “My Blood is Red and Black” (Meu sangue é vermelho e preto), criada pela Leo Burnett Tailor Made para o Esporte Clube Vitória e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). A análise é de Marcio Salem, representante brasileiro no corpo de jurados da categoria.

“O Brasil foi muito bem em Direct e a escolha do ouro foi unânime. A campanha é maravilhosa e deu excelente resultado em seu objetivo, que era a doação de sangue”, afirmou Salem.

Na ação, o time de futebol do Vitória, cuja camisa é rubro-negra, adotou a cor branca no lugar da vermelha em seu uniforme para chamar a atenção dos torcedores para a doação de sangue. E conforme o banco de sangue da Hemoba aumentava, a cor original da camisa do time voltava ao normal.

A ação obteve grande repercussão na mídia brasileira, atingindo 130 milhões de pessoas, 1.3 bilhão de page-views e exposição de 935 minutos em mídia espontânea. E o mais importante, obteve como resultado o aumento de 46% nas doações de sangue da Fundação.

Já em relação à peça vencedora do Grand Prix, a australiana “Dumb Ways To Die”, criada pela McCANN de Melbourne para Metro Trains , Salem comenta que a disputava foi muito acirrada e que a ação “Third Eye”, da DDB Group de Singapura, esteve muito próxima de levar o prêmio principal na categoria.

“Na minha opinião, a ação ‘Third Eye’ representava mais a categoria. O júri ficou muito dividido mas no final a campanha australiana levou a melhor”, afirmou.

Cannes Lions 2013