Cannes Lions 2015 – PR – Análise

PR privilegia causas que mudam sociedade

23.06.15

O júri de PR privilegiou, entre os cases premiados, aqueles que trouxeram resultados às marcas por meio de iniciativas que melhoraram a sociedade. Uma breve análise de alguns prêmios exemplifica isso: o Grand Prix foi para “#Likeagirl”, da Leo Burnett Toronto e da MSL Nova York para Always. O mesmo vale para prêmios brasileiros: “The art of waiting”, da Grey para Reclame Aqui, plataforma que busca cobrar as marcas por respostas mais rápidas aos problemas dos clientes e que levou Prata; e “Security Moms”, da Ogilvy para Sport Clube do Recife, que levou um Bronze ao trazer mães de torcedores violentos para coibir incidentes em jogos de grandes rivais.

O mesmo vale para “Proud Whopper”, case da David Miami (computado para os Estados Unidos, mas com brasileiros dominando a ficha técnica) que abraçou a diversidade ao mostrar que somos todos iguais durante a Parada Gay de São Francisco.

O conjunto de prêmios representa o que eleva e transforma o PR no mundo, hoje”, resume Lynne Anne Davis, presidente e sócia sênior da FleishmanHillard Ásia-Pacífico, que se emocionou, durante a coletiva de PR, no Cannes Lions, ao falar do impacto de “#Likeagirl” na percepção sobre a mulher na sociedade.

Outro ponto relevante levantado pelo júri este ano foi a melhora no desempenho de agências de PR: passaram de um terço das premiadas ano passado para 2 terços das autoras de cases que receberam Leões em 2015. Isso é reflexo também do aumento de inscrições de trabalhos por agências da disciplina: de 30% em 2014, passaram pra 50%.

Questionada sobre o real papel do PR em campanhas em um contexto cada vez mais integrado, Davis foi muito clara: “O diferencial de PR está na capacidade de começar uma 'conversa' e continuar abastecendo o debate sobre o assunto.”

Kiki Moretti, jurada brasileira na categoria, ressalta a importância do Cannes Lions em apontar os rumos do que se fará na disciplina no futuro, e avaliou que o baixo desempenho brasileiro (2 Leões ante 7 em 2014) se deve, entre outros aspectos, ao fato de que agências de propaganda acham que PR se resume ao resultado em mídia espontânea de uma campanha publicitária. “Um movimento que notamos é que PR está sempre no centro da estratégia de qualquer ideia bem sucedida”, sublinha.

Cannes Lions 2015 – PR – Análise