Cannes Lions 2016

Contagious e Razorfish decifram o 'código da criatividade'

23.06.16

O diretor da Contagious Insider, Will Sansom, e o diretor de criação da Razorfish, Daniel Bonner, apresentaram, durante o Cannes Lions, palestra sobre o tema "Decifrando o Código da Criatividade".

A apresentação foi um 'experimento' conjunto para checar se a ciência dos dados pode ser usada para detectar 'padrões de criatividade premiada'.

Para fazer isso, a equipe de data sciense da Razorfish enviou um exército algorítmico ao Cannes Archive, que abriga os últimos 15 anos de trabalhos vencedores de Leões.

O âmbito da análise foi bem completo: mais de 1 bilhão de data points, constituídos de 100 milhões de meta-data - incluindo 294 milhões de palavras de apresentações, de 260 mil profissionais que trabalham em 40 mil agências que ganharam mais de 15 mil Leões.

A audiência foi aquecida com o levantamento de alguns "fatos divertidos", incluindo quais as nações mais criativas do mundo (a Nova Zelândia aparece no top do ranking) e quais as chances estatísticas de ser premiado em Cannes (um escalonamento de 0,07% para um Grand Prix).

No entanto, os fatos divertidos foram contrastados com alguns dados preocupantes, que mostraram que as mulheres ainda são grosseiramente sub representadas na indústria publicitária. Não só o nome feminino melhor colocado (quando analisado o número total de inscrições) aparece na 54ª posição (atrás de 53 nomes masculinos), mas também o percentual de mulheres que ocupam cargos seniores na área de criação diminuiu ao longo dos últimos dez anos.

No final da palestra, a dupla concluiu, retornando à sua pergunta original: "existe um código para a criatividade e se assim for, podemos quebrá-lo?". A resposta foi um firme (e reconfortante) "não".

No entanto, já que as ideias mais significativas, segundo os dados, giram em torno de certos comportamentos e formas de trabalhar, Samsom e Bonner criaram um código de conduta para a criatividade - princípios criativos simples que as organizações podem seguir "para alcançar a grandeza", segundo eles:

1. Não há mais desculpas: não importa o orçamento, localização, empresa ou cliente - a criatividade está ao alcance de todos nós.

2. Investir em relações: a criatividade pode não custar dinheiro, mas exige um investimento de tempo, coragem e confiança.

3. Matança dos rockstars: a criatividade é um reflexo da cultura da empresa - faça a sua ser aberta, inclusiva e "livre de egos".

4. Jogar bem com outros: a criatividade moderna exige colaboração - interna e externamente - por isso certifique-se de conhecer seus pontos fortes e jogue com eles.

5. Encarar os fatos: use seus dados para descobrir importantes verdades.

A palestra completa estará disponível no YouTube, por duas semanas, aqui.

Leia matéria da Contagious na íntegra aqui.

Leia mais sobre o ClubeinCannes.

Cannes Lions 2016