Cannes Lions 2017

Campo de futebol incomum é GP em Design

21.06.17

O Grand Prix de Design Lions encantou o júri por ser um campo de futebol “fora do comum”, o “Unusual Football Field”.  E foi o primeiro prêmio máximo da Tailândia na história do festival - da AP Thailand e CJ Worx para AP Public Company Limited.

A ideia de design foi criar um campo de futebol para promover o relacionamento entre as pessoas da comunidade - em formato não retangular, no espaço em que fosse possível na comunidade Khlong Toei, uma área superpopulosa de Bangkok com poucos lugares livres para lazer.

Ok, a ideia não é muito diferente do que ocorre em um sem-número de espaços no Brasil - onde, a variedade de improvisos é muito maior e inclui medidas irregulares, inclinações, pisos impróprios etc. E até um campo com uma árvore no meio do campo há em São Paulo. A Brahma contou essa história em campanha de 2013 - relembre aqui.

Mas a ideia tailandesa parece ter caído no gosto do júri, tanto que “Unusual Football Field” ganhou o Grand Prix em disputa com “The fearless girl”. “O júri se emocionou com esses dois cases, pois o que realmente importa no design é deixar uma mensagem para o mundo. O Grand Prix criou a oportunidade de mudar a vida de uma parcela da população. E foi uma solução com pouca verba para integrar as pessoas”, argumentou Mario Narita, sócio da Narita Design e representante brasileiro no júri.

Corrupção brasileira é “sucesso”

The corruption converter”, da FCB Brasil para Estadão, faturou 2 Pratas. Já “The Colour of Corruption”, da Grey para Reclame Aqui  conquistou 1 Prata. Narita explica que fez uma argumentação em inglês durante dois dias para explicar aos jurados de outras culturas o contexto de como as coisas têm funcionado no Brasil nos últimos anos. O mesmo que Moacyr Neto, no júri de Direct, teve de fazer para ajudar a garantir prêmios para o país - confira análise sobre os cases de corrupção aqui.

Um quarto prêmio brasileiro - 1 Bronze - foi pra “Favelagrafia”, da NBS para Apple. A iniciativa fotografou morros cariocas com um enfoque distante dos clichês. Fotógrafos de nove comunidades como Alemão, Santa Marta, Rocinha, Prazeres e Borel receberam iPhones e registraram fotos sobre a verdadeira face de lugares geralmente relacionados à violência. A imagem de maior repercussão mostra meninos da favela do Turano empunhando instrumentos musicais ao invés de armas

Confira a lista de premiados brasileiros aqui.

Leia tudo sobre o #ClubeinCannes aqui.

Cannes Lions 2017