Cannes Lions 2019

Ilustrador questiona imagem usada em campanha que ganhou Leão

25.06.19

Um ilustrador freelancer holandês chamado Rik Oostenbroek está acusando a agência colombiana MullenLowe SSP3 de usar imagens que copiam seu estilo em uma campanha da Hyundai que conquistou um Leão de Bronze em Print & Publishing no Festival de Cannes este ano, bem como um Wood Pencil no D&AD Awards, no mês passado.

O trabalho traz imagens que, semelhantes ao estilo pelo qual Oostenbroek é conhecido, transmitem movimento por meio de formas coloridas e rodopiantes.

Oostenbroek disse à Adweek que notou pela primeira vez o trabalho da Hyundai na plataforma criativa Behance e deixou um comentário sobre a semelhança com o seu trabalho. Ele afirma que recebeu uma resposta horas depois, de Carlos Andrés Rodríguez, CCO da MullenLowe SSP3, que teria pedido desculpas e dito que a agência não pretendia roubar seu trabalho. Rodriguez também teria deixado claro que a agência legalmente comprou os direitos das ilustrações do banco de imagens Shutterstock.

Oostenbroek disse que estava disposto a deixar isso para trás, até que viu o trabalho da Hyundai ganhando prêmios na indústria no mês passado. "Uma vez que eles ganharam em Cannes, algo com que uma pessoa como eu só pode sonhar, eu fiquei simplesmente chocado e impressionado", disse.

A MullenLowe enviou a seguinte resposta à Adweek: "Recentemente, tomamos conhecimento de algumas discussões sobre uma de nossas campanhas. Entendemos as preocupações levantadas e sempre nos comprometemos a apoiar os direitos criativos de qualquer autor. Como empresa, seguimos o estrito protocolo estabelecido pelos nossos auditores externos, que garante que não transmitamos nenhuma campanha pela qual não detemos os direitos.

Com relação a essa campanha em particular, as imagens foram identificadas como a maneira mais adequada de ilustrar a importante mensagem 'não enviar texto e dirigir' do nosso cliente. Os direitos apropriados para as quatro imagens foram adquiridos pelos canais corretos e agimos legalmente dentro dos termos da licença. Estamos em contato com o artista reivindicando crédito pelo trabalho nas mídias sociais, com uma explicação completa do processo criativo e das legalidades que o cercam."

Leia a matéria da Adweek na íntegra, aqui.

Cannes Lions 2019