Papo com Jurados: Gabriela Soares / Creative Strategy

21.06.21

Cannes Lions 2020/2021

Papo com os Jurados: Gabriela Soares, Head of Strategy da Talent Marcel. Nossa jurada em Creative Strategy.

Clubeonline - Este ano o festival acumula os trabalhos de duas edições. Isso poderá interferir na qualidade do julgamento?

Gabriela Soares - Não acredito que olhar duas edições influencie na qualidade do julgamento. Estou vendo um volume grande de cases, uma situação de contexto diferente entre eles, mas, pelo que me contaram, é sempre assim, múltiplos contextos culturais, de país e mercado, e uma enxurrada de peças para avaliar.  Acho que faz parte desse processo mergulhar no volume do que foi produzido no mundo e pescar aquilo que sobressai, o exercício segue sendo o mesmo.

Clubeonline - Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?

Gabriela - É a segunda edição da categoria Creative Strategy. Ela ainda está se moldando, mas busca premiar a ideia por trás da ideia, ou seja, não é só sobre criatividade e nem só sobre estratégia, é a confluência das duas coisas. Por um lado, uma estratégia que foi criativa e disruptiva na maneira de entender o problema, de capturar os insights e inspirar a solução. Por outro, uma criatividade que bebeu dessa fonte estratégica e se materializou numa solução que gerou impacto no negócio, na marca, e até na cultura. Pelo que me contaram, não é uma categoria muito ativa ainda no Brasil, mas tenho visto bons cases já e imagino que ela só tende a crescer.

Clubeonline - Você acredita que o resultado de Cannes irá refletir as mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação? E quanto a pautas como racismo e a inclusão, que também ganharam maior destaque nos últimos tempos, elas devem ser percebidas com maior ênfase?

Gabriela - Sim, eu acredito que a premiação vá refletir as mudanças. A gente já estava vendo a comunicação com propósito ganhar espaço com temas de inclusão e diversidade, e a pandemia não só acelerou essa agenda, como incorporou um debate maior sobre questões climáticas também. Mas essa discussão amadureceu muito nos últimos anos, ganhou mais músculo, não é qualquer case que trate do assunto que é bem vindo no júri. Tem que ter verdade, refletir iniciativas efetivas das marcas e gerar impacto, senão pode ficar pelo caminho.

Clubeonline - Do que você vai sentir mais falta, este ano, por não estar na Riviera: do aeroporto de Paris; do Rosé no Martinez; do macaron na LaDurée; do jantar no “Pelourin”; das filas no tapete vermelho pra, quem sabe, subir ao palco; ou das festas?

Gabriela - A lista é longa. Vou sentir falta da inspiração no Palais, do papo na frente do Martinez, do prato de marisco do Brun, de dar aquela fugida para Juan Le Pins pra ver o por do sol tomando Rosé de frente para o mar, de passar no MarchéForville pra comprar umas coisinhas e preparar na cozinha apertada do Airbnb.

Leia anterior com Sergio Gordilho, Copresidente e CCO da Africa, nosso jurado em Creative eCommerce Lions, aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2020/2021 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Santeria, Surreal Hotel e VMLY&R.

Leia todas sobre Cannes aqui.

#ClubeonlineCobreCannes