Cannes Lions 2020

Holdings estariam reavaliando participar do festival, este ano

02.04.20

Segundo matérias exibidas nesta quinta-feira, 2, pela publicação norte-americana AdAge e pela britânica Campaign, parte das grandes holdings de publicidade estaria avaliando se retirar do Festival de Criatividade de Cannes, em 2020, ou, pelo menos, estaria considerando seriamente fazê-lo.

Essa movimentação poderia levar o festival a também reavaliar suas opções de realização. Entre as alternativas consideradas estaria ele ser totalmente virtual, disse uma pessoa próxima às decisões ao AdAge, mas sob a condição de anonimato. Porta-vozes do Cannes Lions não retornaram os pedidos de comentários do jornal.

Com a pandemia provocada pelo coronavírus pressionando as finanças e levantando preocupações óbvias em torno de viagens, a maioria das grandes empresas estaria considerando imprudente ir até a Riviera em outubro, quando o festival, que foi remarcado, deve ocorrer.

Ainda segundo o AdAge, pessoa próxima ao assunto teria dito, sob condição de anonimato, que o WPP e o Omnicom Group se retirariam mesmo do festival. O WPP, na verdade, já emitiu comunicado sobre corte na verba destinada aos festivais (leia aqui). De acordo com outras pessoas próximas às decisões, Interpublic Group, Publicis Groupe e Droga5, da Accenture Interactive, ainda estariam avaliando a situação.

Segundo a Campaign, alguns dos maiores grupos de agências do mundo teriam sinalizado que não planejam participar do Cannes Lions em outubro, embora ainda possam apoiar os prêmios.

O WPP teria dito aos acionistas na, terça-feira, 31, que "estava cortando os custos discricionários, incluindo viagens e hotéis, e os das premiações, devido à crise do coronavírus". Ainda segundo a publicação, um porta-voz do WPP não quis comentar o tema.

Omnicom também já teria tomado a decisão de impedir que suas agências participem do Cannes Lions este ano, disseram pessoas com conhecimento do assunto à Campaign. Porta-voz do Omnicom também se recusou a comentar.

A Rede Dentsu Aegis não disse à Campaign se planeja enviar funcionários ao Cannes Lions, mas sublinhou: 'Nossa prioridade é proteger os meios de subsistência de nosso pessoal, fazer parceria com nossos clientes nesses tempos difíceis e nutrir e apoiar nossas comunidades, que estão sofrendo. Na Dentsu Aegis, defenderíamos uma vitrine virtual dos vencedores do Cannes Lions como uma maneira globalmente acessível de celebrar o trabalho e continuar a fornecer uma plataforma importante para o reconhecimento do talento do setor'.

Fontes próximas ao Interpublic Group disseram à Campaign que seus líderes se comunicaram com as agências avisando para que não reservem recursos para o Cannes Lions, no momento. Mas que podem reavaliar sua decisão até setembro. Porta-voz do Interpublic se recusou a comentar.

Todos os grandes grupos de agências enfatizaram que são apoiadores de longo prazo do festival.

Porta-voz do Cannes Lions, segundo a Campaign, não quis comentar se, caso alguns grupos da agência não participem desta edição, isso pode alterar o formato do festival.

No Brasil, agências ligadas às holdings citadas, questionadas pelo Clubeonline, disseram não ter uma posição clara sobre o assunto, até o momento.

Leia matéria na íntegra da Campaign sobre o tema aqui. E do AdAge, aqui.

Leia também matéria sobre resoluções tomadas pelo WPP frente à pandemia, que falam sobre premiações (aqui).

Cannes Lions 2020