Cannes Lions 2022

Papo com Jurados: Renata Leão / Film

17.06.22

Papo com os Jurados – Cannes Lions 2022

Renata Leão, Diretora de Criação Executiva da David. Nossa jurada em Film Lions.

Clubeonline - O Cannes Lions volta a ter uma configuração mais parecida com a que conhecíamos antes da pandemia. Você espera encontrar mudanças nesta edição presencial?
Renata Leão - Acredito que tanto os organizadores do festival, quanto todos os participantes, estão buscando esse retorno à “vida normal”, que pode significar para uns network e trocas de experiências em formato presencial, e para outros (como eu), abraços saudosos de amigos queridos do mercado que vou poder finalmente reencontrar. Porém, acredito que o festival tenha adquirido inúmeros aprendizados nos últimos dois anos – quando existiu em formato 100% digital - e deva disponibilizar novas plataformas e canais a fim de democratizar o acesso aos painéis e palestras.

Clubeonline - Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?
RL - Filme é sempre uma categoria carregada de expectativas. Principalmente porque é o momento de impacto total de uma campanha. E geralmente é a peça criativa que demanda mais produção e - sobretudo - atenção. Minha expectativa é de que a seleção de peças premiadas esse ano reflita a diversidade de pensamento do grupo de jurados. Somos 42 pessoas que não se conhecem, vindas dos quatro cantos do mundo, e acredito que nossas diferenças irão ajudar a construir um pensamento mais amplo de criação de espaço para todos os tipos de histórias prosperarem. Minhas apostas serão sempre em peças que tragam como proposta a venda de posicionamento ou produto de forma emocionante: com humor, inteligência e muitas quebras de paradigmas. Apesar da Europa e dos EUA terem sempre mais espaço e oportunidade nessa categoria, me enche de orgulho ver (e saber) que o Brasil também tem um histórico formidável nessa categoria e marca presença todos os anos com trabalhos inesquecíveis para muitas marcas.

Clubeonline - Você acredita que o resultado de Cannes irá de alguma forma refletir mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação?
RL - Acredito que sim, pois a urgência de discussão de todos os temas sociais se faz cada vez mais presente nessa categoria. Criar contextos impactantes, que ajudem a construir marca, posicionamento e ainda por cima contam uma história bem construída, inteligente, que provocam reflexão, não só apenas impactam positivamente resultados de vendas como também são capazes de construir muito share of voice. Histórias – em si - tem muito poder. E as marcas que entenderam essa dinâmica já estão nadando de braçada.

Clubeonline - Diversidade e inclusão, balizas na construção de uma sociedade melhor e, consequentemente, de um novo mercado de comunicação, devem ser percebidas com ainda maior ênfase nas campanhas de 2022?
RL - O poder está finalmente mudando de mãos: do empregador para o empregado, do anunciante para o consumidor, do canal para a audiência. Pelo que ando percebendo como tendência do mercado mundial, a resposta é – com muita alegria – um grande sim. Não é coincidência que o tema esse ano em Cannes é “Criatividade que gera progresso”. Diversidade e inclusão, dentro de um contexto de valorização da criatividade são grandes motores para a evolução do pensamento coletivo e do progresso social.

Clubeonline: Da programação de palestras, reduzida este ano, algo chamou sua atenção?
RL - O line-up esse ano está bem interessante e muitas palestras e painéis chamaram minha atenção. Dentre elas, destaco: Ryan Reynolds - ator e CCO da MNTN/Maximum EffortKarabo Poppy – Ilustradora; Lora Schulson - Diretora de Produção da 72&Sunny NYC; Erika Wykes-Sneyd - VP Global da Adidas; Madeline Di Nonno - Presidente e CEO da Geena Davis Institute on Gender in Media; Bianca Guimarães - Sócia e ECD da Mischief; Sophia Hernandez - Head Global de Business Mkt do Tik Tok; Patricia Corsi – Chief Marketing & Digital Officer e Chief Information Officer da Bayer Consumer Health; David Droga - CEO e Chairman da Droga5; Fernando Machado - CMO Activision Blizzard; Paul Nesbitt - Diretor de Insights e Medidas do Twitch; Pelle Sjoenell - CCO da Activision Blizzard; e Tianna Bartolella - medalhista de ouro olímpica.

Leia anterior, com Max Geraldo, CCO da BBDO Canadá, jurado brasileiro pelo Canadá de Health & Wellness, aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022