Cannes Lions 2022

Papo com Jurados: Manir Fadel / Social & Influencer

17.06.22

Papo com os Jurados - Cannes Lions 2022

Manir Fadel, CCO da VMLY&R Espanha. Jurado brasileiro convidado pela Espanha na categoria Social & Influencer.

Clubeonline - O Cannes Lions volta a ter uma configuração mais parecida com a que conhecíamos antes da pandemia. Você espera encontrar mudanças nesta edição presencial?

Manir Fadel - Já julgamos uma grande parte online e conseguimos manter uma troca com a presidente do júri. Presencialmente, no nosso caso, serão apenas dois dias. Sobre estar no Palais para assistir, eu fico curioso para saber como será lá dentro, agora que esse maldito vírus resolveu dar as caras de novo. Não sei se a organização tem muito mais o que fazer além de recomendar tudo aquilo que a gente já sabe.

Clubeonline - Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?

MF - Social & Influencer é uma das categorias mais concorridas. Hoje em dia nenhuma campanha existe sem social e sem influencers. O volume é grande e a qualidade é alta. É um Leão difícil de ganhar. Eu vejo as peças que estão competindo entre si em algumas subcategorias e parece uma chave da Champions League.

Clubeonline - Você acredita que o resultado de Cannes irá de alguma forma refletir mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação?

MF - Esse é de fato o primeiro ano em Cannes em que todas as peças foram criadas, produzidas e veiculadas durante a pandemia, através de trabalho remoto ou híbrido. O nível segue alto, o que prova que o trabalho presencial seguirá sendo flexível. Sobre as peças, já se nota uma mudança de tom. No começo da pandemia, tudo era mais emocional. Hoje já vemos que o humor voltou, e isso é muito bom. Sinal de que a normalidade, ao menos na publicidade, está aí.

Clubeonline - Diversidade e inclusão, balizas na construção de uma sociedade melhor e, consequentemente, de um novo mercado de comunicação, devem ser percebidas com ainda maior ênfase nas campanhas de 2022?

MF - Acho que, no Brasil, diversidade e inclusão estão bastante mais presentes - mais que em outros países - e eu espero que seja uma curva ascendente. Por outro lado, me irrita muito quando marcas apenas se aproveitam do discurso, vão ao ar, mas não fazem nada de fato pelas pessoas. Ninguém quer só tapinha nas costas. O povo quer oportunidade de trabalho e respeito.

Clubeonline: Da programação de palestras, reduzida este ano, algo chamou sua atenção?

MF - Honestamente - e me envergonho disso - não consegui ainda parar para ver a agenda. Trabalhar durante o dia e julgar Cannes à noite já está consumindo todo o meu tempo. Vou selecionar algumas sessões no voo para Cannes. Agora, eu vejo muito mais valor em ir para o Palais ver trabalhos. Entrar nas salas, estudar as peças, descer para ver os moodboards. Aprendo mais ali.

Leia anterior, com Renata Leão, Diretora de Criação Executiva da David, nossa jurada de Film Lions aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022