Cannes Lions 2022

Txai Suruí cita medo com mortes de Dom Phillips e Bruno Pereira

20.06.22

Em discurso durante a apresentação da New Zero World realizado no Cannes Lions, a ativista indígena Txai Surui, do povo Suruí, foi aplaudida pela plateia apos um discurso para conclamar a indústria da comunicação sobre sua importância para o futuro dos povos indígenas, da floresta e do mundo.

Ela leu uma carta em inglês, que escreveu, falando sobre a realidade que seu povo vive, com invasões, ameaças, incêndios, assassinatos. Citou seus pais e marido que estão recebendo ameaças por causa das denúncias que têm feito para defender as florestas. Ela citou o medo após os assassinatos brutais de Dom Phillips e Bruno Pereira. E afirmou que as pessoas ainda não entendem que, sem a floresta, não há vida, e sem povos indígenas, não há floresta.

A Amazônia está em um ponto de quase não-retorno. Os oceanos alcançaram o nível mais alto, e a quantidade de gelo está diminuindo. A questão ambiental afeta a todos, inclusive a indústria da criatividade, que precisa ter responsabilidade por seus projetos. O mercado tem responsabilidades de indicar o que é tendência, de que jeito as pessoas consomem, o que devemos e o que não devemos comprar. Somos indígenas enfrentando o desafio de manter a floresta vive, sendo que somos apenas 5% da população cuidando de 80% do mundo. Precisamos que vocês também façam a sua parte”, afimou Txai.

Ela trouxe outras mensagens como a de que situações como desigualdade, racismo, fome, ódio às mulheres têm sido comuns, e o dinheiro tem sido visto como mais importante que a vida.

Txai Surui participou de um seminário da New Zero World, ao lado de Michael Tracy (filantropo), Sam Hamilton (criativo), AY Young (artista) e Natalia Vega-Berry (storyteller).

Ao Clubeonline, a ativista reforçou a mensagem sobre a pauta das mudanças climáticas. “Ela deve estar em todos os lugares, com todas as profissões, pois afeta a todos nós. E entender que nós também fazemos parte do que está acontecendo. Mais do que isso, denunciar o que está acontecendo no Brasil. Estamos falando de publicidade, de quem dita o que é bom e ruim, o que deve ser comprado ou não. Essas pessoas têm responsabilidade de levar a todos os lugares o que estamos vivendo, e o que aconteceu com o Dom e o Bruno, que não são os únicos que são ameaçados no Brasil. Temos não apenas ativistas, mas comunidades inteiras sendo ameaçadas, morrendo e sofrendo com desmatamento, garimpo ilegal, e visão desenfreada do que é o lucro, sem olhar para o futuro. Entender que a justiça climática, falamos de desigualdade social, de gênero, comunidades tradicionais. Sendo falados em todos os lugares e, inclusive na publicidade. Isso é responsabilidade de vocês também”, disse Txai Suruí.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022