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Cannes Lions 2022

GP de Entertainment: nova forma de produzir carne sueca

21.06.22

Vinte e cinco cases foram premiados no Entertainment Lions em 2022, com destaque para o Ouro e a Prata conquistados por “Los Santos +3ºc”, da VMLY&R para o Greenpeace (leia aqui). A peça nasceu para o Brasil, mas deverá ser exportada para o Greenpeace da França e, com as conquistas, tende a chamar atenção de outros mercados.

A ação consistiu na criação do game Los Santos +3ºc, ação que ocorre em uma cidade virtual (Los Santos) que é uma réplica de Los Angeles - e a maior cidade do Metaverso e famosa por ser cenário do jogo GTA. Só que Los Santos aparece afetada pelos efeitos das mudanças climáticas baseados em dados reais. Assim, Los Santos tem partes afundadas embaixo d´água, destruição e pobreza, entre outras mazelas. Trata-se de um grande simulador de um desastre ecológico real. A ideia é impactar as pessoas para pressionar os governos estaduais a declararem urgência climática.

Entertainment ainda é uma categoria complexa, no sentido do que é e o que não é entretenimento. Há algumas confusões de achar que se trata de conteúdo de longa duração. Por isso, tem sub-categorias como games, que teve uma peça indiscutível (Los Santos), que é uma campanha muito contemporânea e com mensagem poderosa no universo dos games”, afirmou Sophie Schonburg, diretora executiva de criação da Africa, jurada da categoria Entertainment.

Segundo ela, o país ainda está engatinhando na categoria, com muitas questões técnicas e de efetividade. “Vi também algumas ideias interessantes, mas mal construídas. O que deu para ver é que nada que se faça em games poderá acontecer sem um especialista no assunto. Por melhor que seja a ideia, é preciso deles para construir a ideia nesse universo”, diz.

O Grand Prix da categoria foi “Eat a Swede”, da McCann Estocolmo para a Swedish Food Federation. Tratou-se de um documentário satírico de 18 minutos que criou a ideia de uma “receita secreta”: uma nova forma de produzir e consumir carne sueca, humana, no caso. A ideia é despertar um debate sobre sustentabilidade e alimentação em um mundo com população crescente. “O GP foi unânime. Ele trata de um assunto sério para a sociedade de produtores de alimentos da Suécia, e se criou um documentário, com uma ironia e humor que não ofendem ninguém. E é bastante ácido, provoca, e tira você do lugar. Tantas coisas que vivemos do que é real ou não, que você até pensa que é algo que está acontecendo”, diz Sophie.

Foram três os critérios principais para o Grand Prix. O valor para a audiência, e o quanto a havia emoção e relevância cultural para o público que se queria atingir, o valor para a marca, mostrando a voz dela e o impacto positivo, e a excelência criativa, com um craft brilhante, inovação seja na tecnologia ou na forma como a história é contada”, explicou Maria Garrido, chief insights officer da Havas Group. O júri conduzido por ela distribuiu 1 Grand Prix, 4 Ouros, 7 Pratas e 13 Bronzes.

Confira abaixo os filmes de "Los Santos +3ºc" e "Eat a Swede" (documentário completo).

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

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