Care Counts Program

Contra a evasão, Whirlpool coloca máquina de lavar na escola

05.08.16

Muitas crianças abandonam seus estudos nos EUA e um dos motivos para que isso aconteça é o fato de que elas não têm roupas limpas disponíveis para ir à escola.

"Quando eu acordo de manhã e vejo que não tenho roupas limpas, normalmente acabo ficando em casa", diz Vanessa, aluna da quarta série que integra o filme (assista abaixo) que apresenta o projeto "Care Counts School Laundry", da Whirpool.

Em um esforço para quantificar o problema e trabalhar em direção a uma solução, a Whirlpool e a agência DigitasLBi colocaram lavadoras e secadoras, além de sabão e amaciante, para as crianças de classes sociais desfavorecidas, em 17 escolas, nos EUA.

"Até este ano", apesar dos programas que fornecem às crianças melhor nutrição e serviços sociais, "nós nunca tivemos qualquer coisa que ajudasse a oferecer roupas limpas", diz Martha Lacy, diretora da David Weir K-8 Academy, em Fairfield, Califórnia.

Ao longo de um ano, as escolas identificaram os alunos que tiveram necessidade de lavar suas roupas no projeto e anonimamente rastrearam a quantidade de roupa lavada (duas mil peças, ao todo), além de acompanharem sua frequência e notas.

Ao todo, mais de 90% das crianças que participaram do programa aumentaram sua presença, ficando mais seis dias na escola em comparação com o ano anterior.

Além disso, seus resultados em testes, interações e participação em atividades extracurriculares melhoraram.

A aluna Vanessa resume o que aconteceu no vídeo seguinte: "Ter uma lavadora e uma secadora na escola significa que eu não tenho que me preocupar com a roupa suja", diz ela. "Faz com que eu me sinta mais animada, como se eu me encaixasse mais no ambiente."

O anunciante quer adicionar mais 20 escolas no programa, nos próximos meses.

Leia matéria da Adweek na íntegra aqui.

Ficha Técnica:

Client: Whirlpool