arrow_backVoltar

Apoio à reciclagem

Pimp My Carroça cria modelos elétrico e de bambu

08.02.21

Responsáveis por coletar 90% de tudo que o Brasil recicla, os catadores normalmente utilizam carroças para armazenar e transportar o que recolhem. Em alguns casos, eles chegam a carregar mais de 500 kg de uma só vez. Pensando na saúde desses trabalhadores, a ONG Pimp My Carroça criou o projeto Carroças do Futuro, que chega a uma nova etapa.

O objetivo é desenvolver protótipos de carroças e triciclos elétricos com baixo custo e potencial de escalabilidade, que sejam não poluentes e sirvam como alternativa à tração humana. O projeto também desenvolve carroças com materiais alternativos e mais sustentáveis na estrutura.

Em janeiro, começaram os testes do modelo elétrico. A ONG pretende replicar o protótipo por meio da aplicação de projetos piloto em microrregiões. Com isso, será possível coletar evidências referentes ao desempenho do protótipo, ao aumento da capacidade da coleta seletiva e às melhorias nas condições de trabalho e renda dos catadores.

A atual versão da carroça elétrica possui velocidade máxima de 5 km/h, motor elétrico com a função ré e itens de segurança - freio, buzina, setas, rastreadores via GPS e farol dianteiro e traseiro. Sua capacidade de carga suporta 400 Kg. A recarga das baterias possui a duração de 6h e são recarregáveis em tomada comum.

Bambu

O projeto também avançou na criação de uma carroça de bambu. A proposta é avaliar a resistência desse material junto ao trabalho dos catadores nas ruas. O bambu é um material mais sustentável, que promove benefícios ecológicos em sua produção e reduz a necessidade do uso de ferro extraído por mineradoras para sua estrutura.

O Carroças do Futuro é uma inovação sustentável para ajudar os catadores autônomos a trabalharem com maior eficiência, gerar maior renda e promover qualidade de vida. É a valorização para quem de fato realiza a coleta seletiva. Eles trazem uma solução para nossa cidade e hoje não são reconhecidos, trabalhando de forma insalubre e pouco remunerada", afirma Adriane Andrade, coordenadora do projeto.

A iniciativa está em busca de mais parceiros e investidores. O Carroças do Futuro foi iniciado em 2019 com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT). A partir de 2020 contou com a parceria da Nestlé. No ano passado também foi elaborado o plano de negócios em parceria com a 3M e a Pyxera Global - Impact Program.

Apoio à reciclagem

/