arrow_backVoltar

Casi un monumento

Criação da FCB quer diminuir desigualdade de gênero

26.04.19

Na Argentina, como em diversos outros países, os homens ainda fazem muito menos limpeza doméstica do que as mulheres. No país da América do Sul, há uma expressão sarcástica comum: quando eles fazem algumas tarefas, "merecem um monumento". Assim, a marca de produtos de limpeza Ayudin, da Clorox, decidiu fazer exatamente isso.

Em uma iniciativa criada pela FCB México, chamada "Casi un monumento", a marca construiu estátuas de homens e mulheres realizando tarefas domésticas e as exibiu no centro de Buenos Aires. Mas as esculturas que representam o sexo masculino foram feitas sem algumas partes do corpo, para destacar a diferença entre as contribuições das mulheres e dos homens nos afazeres da casa - por exemplo, de cada 100 mulheres que limpam o chão, 72 homens o fazem.

A artista emergente Jowy Roman, que defende a igualdade de gênero, assina as obras. Assista ao vídeo que apresenta a ação, aqui.

"Enquanto as estátuas representando o que as mulheres fazem em casa são completas, as estátuas que refletem o que os homens fazem não estão concluídas. Isso expressa a porcentagem exata que ainda falta para que eles se igualem aos esforços das mulheres, a fim de aumentar a conscientização sobre esse problema e trabalhar para reduzir essa disparidade", pondera Javier Campopiano, sócio e diretor de criação da FCB México.

Com Creativity.

Ficha Técnica>

Client: Ayudin
Agency: FCB-Mexico
Client Contact: Elena Otero
Client Contact: Gabriela Sanchez
Client Contact: Guido di Risio
Partner & Chief Creative Officer: Javier Campopiano
Group Creative Director: Natalia Benincasa
Creative Director: Octavio Navarro
Associate Creative Director: Diego Angeles
Art Director: Edgar Rodríguez
Art Director: Saúl Cruz
Art Director: Rodrigo Rocha
Art Director: Alberto Gómez
Accounts: Rocio Fernández
Accounts: Tanya Díaz
PR Agency: Lourdes Sánchez
Social: Ana Belén Flores
Social: Ana Gomez
Social: José Guerrero
Social: Erika Cortés
Agency Producer: Laura Acevedo
Production Company: Sake
Director: Diego Fried
PR Partner Agency: Muchnik
Sculptor: Jowy Roman

Casi un monumento

/