arrow_backVoltar

‘Chacrinha’

Série estreia em 14 de janeiro na Globo e 5 dias antes no Globoplay

19.12.19

A personalidade irreverente e o espírito inovador do comunicador Abelardo Barbosa, criador de uma das mais populares figuras da TV brasileira, ganham evidência a partir do dia 14 de janeiro quando estreia a série “Chacrinha”, que irá ao ar na Globo após “Amor de Mãe”. Assinantes do Globoplay, porém, terão acesso antes ao conteúdo: a partir de 9 de janeiro.

Derivada do filme “Chacrinha: O Velho Guerreiro”, dirigido por Andrucha Waddington, e com roteiro de Claudio Paiva, a série tem quatro capítulos e conta a trajetória de Abelardo Barbosa com matéria documental. A narrativa mostra sua jornada do momento em que ele larga a faculdade de Medicina para se aventurar como locutor de rádio até o auge na televisão. Chacrinha faleceu em 1988, aos 70 anos.

Os minidocumentários trazem imagens de arquivo da época, dos tempos de rádio até os programas de TV com calouros, musicais, concursos e chacretes, sem deixar de mostrar o período da censura. Há conteúdo inédito.

O material documental da série colabora com a parte ficcional de uma maneira muito interessante, porque contextualiza a figura do Chacrinha e sua personalidade com a época em que ele vivia”, afirma Claudio Paiva, em comunicado.

Nascido em 1917, o comunicador é referência da TV, ganhando o apelido de “Velho Guerreiro”. E está representado na canção “Aquele abraço”, de Gilberto Gil. “Chacrinha é uma figura extraordinária, talvez o maior ícone pop brasileiro do século 20, mas optamos por retratá-lo como um ser humano, de uma forma não romantizada, uma pessoa que, como qualquer outra, tem um lado solar e um lado menos solar”, declara Andrucha.

Chacrinha é interpretado por Stepan Nercessian e Eduardo Sterblitch, em fases diferentes. “Era importante fazer essa passagem entre as fases com consistência, para dar credibilidade ao personagem. Acho que conseguimos, eu e Eduardo, fazer o personagem de maneira humanizada, crível”, explica Stepan.

Também fazem parte da série personagens marcantes da trajetória de Chacrinha, como Elke Maravilha, interpretada por Gianne Albertoni; Rita Cadillac, por Karen Junqueira; e Boni, por Thelmo Fernandes.

‘Chacrinha’

/